Governo de Goiás se reúne com delegação da Arábia Saudita

Vice-governador, Daniel Vilela e o secretariado goiano receberam comitiva do país do Oriente Médio, liderada pelo príncipe Fahad bin Mansour, nesta quinta-feira (13/06)

O vice-governado Daniel Vilela, recebeu nesta quinta-feira (13/06), delegação da Arábia Saudita, liderada pelo príncipe Fahad bin Mansour. A reunião foi realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira e contou com a presença de líderes políticos, representantes classistas e empresários do país do Oriente Médio para dialogar com o secretariado e representantes de associações goianas.

Na ocasião o vice-governador recepcionou e agradeceu a visita dos representantes árabes. Segundo ele lembrou, o Estado de Goiás tem sido visitado frequentemente por comitivas estrangeiras, exemplo da China, Israel e Portugal, com intuito de estreitar relações comerciais e culturais. Ao abrir o encontro, Daniel Vilela também destacou “a relação próxima já existente entre Goiás e Arábia Saudita, um local que já importa muitos produtos goianos, especialmente cereais e proteína animal. Há, portanto, todo o desejo de potencializar essa parceria e promovermos, cada vez mais, a exportação da produção goiana”.

A delegação da Arábia Saudita está em Goiás devido ao Five G20 Yea Summit, encontro de jovens empresários do fórum empresarial internacional, realizado em Goiânia entre os dias 12 e 14 deste mês. É a primeira vez que uma cidade brasileira sedia o evento, que traz palestras e debates com grandes nomes do mercado financeiro, do empreendedorismo e da inovação.

Liderando a comitiva, o príncipe Fahad frisou que “a Arábia Saudita apoia o empreendedorismo de jovens, no setor público e privado e está aberta a explorar novas oportunidades de negócio, sendo a data de hoje apenas o início do estreitamento das relações”. Por fim, ele convidou o vice-governador para conhecer, em missão oficial, o país, estendendo o convite ao governador Ronaldo Caiado e aos secretários de governo.

Apresentações

Presente no encontro, representantes do secretariado goiano apresentaram potencialidades e suas respectivas áreas de atuação. Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, frisou que “Goiás, além de ter o 3º maior rebanho bovino do Brasil, é agora uma região livre de febre aftosa, o que vai possibilitar intensificar a exportação da proteína animal”.

À frente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto, falou que “Goiás tem um hub público de empreendedorismo, com mais de 200 start ups, sendo boa parte nas áreas verde e de inteligência artificial. Temos disposição para buscar parcerias e intercâmbios”. César Moura, secretário de Retomada, afirmou que o estado é, atualmente, o que mais emprega no Brasil e que apresenta menor tempo de procura por vagas, entre as pessoas demitidas. “Além disso, temos, junto com o Goiás Social, liderado pela primeira-dama Gracinha Caiado, oferece oportunidade a pessoas vulneráveis de empreendedorismo, com cursos profissionalizantes e recursos para pessoas começarem seus negócios”.

O meio ambiente também foi abordado durante o encontro, pela secretária Andrea Vulcanis (Semad). “Temos um projeto de plantio de árvores no Araguaia, que é o maior do tipo no Brasil, além de ter projetos de sequestro de carbono, algo que pode interessar a Arábia Saudita”. Famosos por serem fãs de futebol e importarem grandes talentos, como Cristiano Ronaldo e Neymar, os sauditas também se interessam em esportes. O tema foi discutido pelo secretário de esporte e lazer, Rudson Guerra (Seel). “Estamos em processo de reestruturação do estádio Serra Dourada e, aproveitamos a oportunidade, para convidar a delegação para conhecer e fazer parte”. Em nome da secretaria geral de governo, o secretário-adjunto Leonardo Saad apresentou a pasta: “temos papel fundamental de agregador e facilitador de projetos”.

Representantes de entidades comerciais e empresariais também participaram da reunião. Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha lembrou que conheceu, em missão empresarial, o país árabe em 2017. “Fizemos, na época, uma missão de prospecção, quando apresentamos os pontos positivos de Goiás, como agroindústria, a presença de energias renováveis. Temos certeza que podemos firmar ainda mais parcerias com o governo saudita”.

O coordenador da Câmara de Comércio Exterior da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), Marcelo Gomes, ressaltou que “estão construindo o relacionamento com a Arábia Saudita há algum tempo e a data de hoje serve de oportunidade para mostrar, ainda mais, as potencialidades de Goiânia e Goiás”.

Fotos: André Costa
Vice-Governadoria – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo