Encontro apresenta diretrizes de práticas médicas no trânsito

O evento reúne profissionais credenciados para instrução de trabalho e construção de novas práticas médicas

Reduzir os acidentes de trânsito é uma das preocupações do Governo de Goiás. Neste sentido, o vice-governador Lincoln Tejota está apoiando a realização do 1º Encontro de Médicos do Tráfego do Estado de Goiás promovido pelo Detran-Go. O evento será no próximo sábado (7/12), das 8h às 18h, no Teatro Goiânia e deve reunir 550 médicos credenciados.

O vice-governador Lincoln Tejota e o superintendente de Gestão Integrada da Vice-Governadoria, Deusdedith Vaz, receberam o presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), Juarez Molinari e também presidentes do Conselho Estadual de Trânsito, José Netho, do Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito, Horácio Mello e ainda o Deputado Estadual, Delegado Eduardo Prado.

Durante a reunião, o presidente da ABRAMET defendeu que a avaliação clínica dos condutores seja feita periodicamente por médico especialista em tráfego, com a realização de exames específicos para essa finalidade. A medida é defendida como uma das alternativas para redução dos acidentes de trânsito.

Segundo Deusdedith Vaz, que é médico perito, a vice-governadoria está abraçando a causa. “Esta é uma pauta de interesse da sociedade e precisa ser tratada não só para organizar o transporte, mas também a segurança de quem está na via, seja na condução do veículo ou como pedestre”, advertiu o superintendente.  Deusdedith lembra que o trânsito mata diariamente no Brasil o equivalente a um avião cheio de passageiros. “Estamos entre os quatro países com maior índice de mortalidade”, argumenta Vaz.

Encontro

O  1º Encontro de Médicos do Tráfego do Estado de Goiás, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), tem a chancela da Escola Pública de Trânsito da autarquia, visa instruir os profissionais médicos quanto à padronização na avaliação de candidatos à obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

"Atualmente, faz-se necessário acordar com todos os profissionais que atuam como médicos credenciados ao Detran-GO para discutir e estabelecer diretrizes sobre as novas mudanças e propiciar novas práticas que garantam a qualidade nos serviços oferecidos", afirmou a coordenadora de psicologia do Detran-GO, Vannessa Alves, que está entre as organizadoras do evento.

Segundo o diretor Técnico do Detran-GO, Isac Silva de Souza, atualmente, as metas do Detran tem foco no usuário. “Ouvir as demandas dos usuários e atendê-las, em parceria com os médicos, reforça a qualidade e celeridade no serviço prestado. Isso é o que a autarquia está aprimorando." O encontro integra uma série de ações que vêm sendo adotadas no sentido de abrir o canal de comunicação com os permissionários e promover o alinhamento com as novas normas.

A programação do encontro prevê a apresentação dos novos planos de trabalho e palestras com os envolvidos no processo de candidato a obtenção de CNH, desde revisão do exame de aptidão física e mental e junta médica especial. Além da atualização do Projeto de Lei 3267/2019 que solicita alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) apresentado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

Serviço

Data: 07 de dezembro (sábado)

Horário: 08h às 18h

Local:  Teatro Goiânia – rua 23, 252, Setor Central.

Contatos:

– Presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) – Juarez Molinari

– Diretor Técnico do Detran-GO – Isac Silva de Souza

– Vice-governador- Lincoln Tejota

– Superintendente de Gestão Integrada da Vice-Governadoria –  Deusdedith Vaz

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Detran-Go

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo