Comitê de Compliance Público da Vice-Governadoria de Goiás promove palestra

Durante o encontro virtual, líder de projetos destacou a responsabilidade e ética profissional

A ética é questão de opinião? Segundo o filósofo Mario Sergio Cortella, ética é sempre coletiva. Afinal, trata-se de um conjunto de princípios e valores que usamos para decidir a nossa conduta social. Portanto, não existe ética individual. Existe ética de um grupo, de uma sociedade, de uma nação. O nome de Cortella, bem como suas publicações, foram alguns dos assuntos mencionados durante a palestra de "Ética Profissional" , realizada virtualmente pelo Comitê de Compliance Público da Vice-Governadoria de Goiás nesta sexta-feira, 25, com a líder de projetos Marilia Gabriela Tavares.

A palestra, que também contou com a participação do assessor de implantação do Compliance, Jamil Issy Neto, e de servidores da Vice-Governadoria, faz parte das replicações de conteúdo aos servidores, relacionadas ao Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP) e ao Código de Ética de Servidor. À Comissão de Ética cabe divulgar e trabalhar a conscientização dos servidores dos mais nobres princípios éticos e morais, desejáveis no comportamento daqueles que têm, como profissão, o exercício da função pública.

Lançado em fevereiro de 2019 pelo governador Ronaldo Caiado, o Programa de Compliance Público do Poder Executivo de Goiás consiste em um conjunto de ações destinado a assegurar que os atos de gestão estejam em conformidade com os padrões éticos e legais. Publicado em março de 2021, pelo Governo de Goiás, o novo Código de Ética e Conduta Profissional do Servidor e da Alta Administração do Poder Executivo Estadual foi elaborado sob coordenação da Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com a Secretaria-Geral da Governadoria (SGG). O trabalho se baseou em consulta pública on-line aos cidadãos, sobre o que eles esperam do servidor público. Essa pesquisa resultou na reunião de 102 qualidades desejadas e 74 indesejadas, além de 50 comportamentos esperados e outros 65 a serem evitados.

Entre as qualidades do servidor público goiano que a população mais deseja estão honestidade/integridade, respeito, cordialidade, responsabilidade, agilidade, boa-vontade, transparência, competência, compromisso e empatia. Nas principais qualidades indesejadas figuram desonestidade, desrespeito, injustiça, irresponsabilidade, preguiça, má vontade, incompetência, falta de compromisso e negligência.

Ainda como parte do PCP, a Comunicação Setorial, a Gerência do Cerimonial e Relações Institucionais, a Gerência da Secretaria Geral, a Assessoria Contábil e a a Gerência de Execução Orçamentária e Financeira, seguem sob o monitoramento do Comitê para implantação da Gestão de Riscos. A Matriz de Riscos de cada Unidade já foi validada. O PCP é composto por quatro eixos prioritários: Eixo I – Ética, Eixo II – Transparência, Eixo III – Responsabilização e Eixo IV – Gestão de Riscos. Goiás é o primeiro estado brasileiro a ter esse controle em todos os órgãos de sua estrutura administrativa.

 

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