Codevasf inicia atividades em Goiás na próxima segunda
Ações que serão executadas envolvem projetos de infraestrutura na bacia dos rios Araguaia e Tocantins, em uma área que compreende 136 municípios goianos
O vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, participa nesta segunda-feira, 9, às 14 horas, do início das atividades do escritório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) na capital goiana. O evento, que também contará com a presença do governador Ronaldo Caiado e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, será realizado no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
O Governo de Goiás e a Codevasf trabalharão em conjunto na criação e fortalecimento de projetos de infraestrutura e de agricultura irrigada nos municípios que integram a bacia dos rios Araguaia e Tocantins. Além disso, a parceria visa criar novos projetos de agricultura irrigada, desenvolvendo a bacia e atuando diretamente na melhoria do bem-estar social dos municípios da região pelo acesso às tecnologias para a distribuição de água entre pequenos, médios e grandes produtores.
As ações que serão executadas envolvem projetos de infraestrutura na bacia dos rios Araguaia e Tocantins, em uma área que compreende 136 municípios goianos.
“A agricultura e a agroindústria são de suma importância não só para o Estado de Goiás, mas para todo o país, por isso o Governo reforça a centralidade do setor para fortalecer o potencial agrícola dos municípios atendidos com o projeto e, consequentemente, fomentar o desenvolvimento do Estado”, disse o vice-governador.
Atuação da Codevasf
A Companhia tem atuado por meio de ações que contribuem para o desenvolvimento da agricultura irrigada, revitalização das bacias hidrográficas e mitigação dos efeitos da estiagem com a oferta de água para consumo humano e animal, proporcionando melhores condições de vida da população com a redução das desigualdades inter e intrarregionais. A Codevasf surgiu da necessidade do desenvolvimento da Bacia do Rio São Francisco, com ênfase na irrigação, sobretudo na região do semiárido brasileiro, e foi ampliando sua atuação com o passar dos anos, incluindo a Bacia do Rio Parnaíba e de outros importantes rios do País. Com a publicação da Lei Federal nº 13.507/2017, a Codevasf ampliou ainda mais sua atuação para outras regiões, incluindo as Bacias dos Rios Tocantins e Araguaia, que abrangem 136 municípios goianos.
Com informações da Seapa