Emissão conjunta de documentos fiscal e sanitário vai desburocratizar serviços ao produtor rural

“Este é um avanço do Estado que vai chegar de forma permanente na mão do cidadão”, destaca o chefe de gabinete da Vice-Governadoria, Flávio Inácio

Em um trabalho integrado da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria da Economia do Estado de Goiás, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Governo de Goiás lançou nesta terça-feira, 06/07, a emissão simultânea da Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e). O governador Ronaldo Caiado e o chefe de gabinete da Vice-Governadoria, Flávio Inácio, representando o vice-governador Lincoln Tejota, participaram da solenidade de lançamento.

"A mudança vai facilitar a movimentação e comercialização regular de animais pelo produtor rural. Este é um avanço do Estado que vai chegar de forma permanente na mão do cidadão, que é quem precisa dessa facilidade. Estamos lançando um verdadeiro legado", destacou Flávio Inácio.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Tiago Freitas de Mendonça, a emissão conjunta dos documentos fiscal e sanitário vai evitar a penalização desnecessária. "Antes, sem a obrigatoriedade da emissão conjunta, muitos contribuintes acabavam esquecendo de emitir um dos documentos", explica. As atividades ligadas ao agronegócio estão presentes nos 246 municípios goianos. Atualmente, cerca de 62,5 mil criadores de gado estão cadastrados na Secretaria da Economia de Goiás.

Além de evitar multas por esquecimento, o objetivo da nota integrada é e facilitar e desburocratizar para o produtor, que poderá emitir esses documentos tanto nas Delegacias Fiscais como no site da Secretaria da Economia. "Estamos saindo da era analógica e entrando na digital. É isso o que nosso governo tem feito em todos os setores", garantiu o governador Ronaldo Caiado.

 

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