Identificadas novas oportunidades de negócios com o mercado chinês

Representantes do governo estadual sentados à mesa de reuniões. Em pauta, negociações com o mercado chinês. Foto: Waberth Estevan

Possibilidades foram apresentadas durante a Reunião Extraordinária do Conselho Temático de Comércio Exterior

Representantes do Governo de Goiás, do Conselho Temático de Comércio Exterior (CTCOMEX), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e empresários goianos se reuniram na tarde desta terça-feira, 10, na Vice-Governadoria, onde foram apresentadas as oportunidades identificadas pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) durante a Missão feita em Shanghai, na China, entre os dias 02 e 09 de novembro.

A Reunião Extraordinária da CTCOMEX foi coordenada pelo assessor da Vice-Governadoria, Bruno Netto, que na oportunidade representou o vice-governador Lincoln Tejota que está à frente das negociações com a China e outros países que desejam investir Goiás e também receber produtos goianos em seu mercado.

A gerente de Comércio Exterior, Sara do Socorro Silva, abordou os principais pontos da participação do governo estadual na maior feira de importação de acesso ao mercado Chinês: a China Internacional Import Expo, CIIE 2019. A reunião teve como objetivo promover informações sobre formas de acesso e exigências técnicas, regulatórias e aduaneiras para exportar à China, além da geração de redes de contatos e introdução aos canais de comercialização chineses.

Ao lado do superintendente de Negócios Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Edival Lourenço Júnior, que também participou da feira na China, Sara explicou as necessidades existentes e essenciais para a inserção de produtos brasileiros no país asiático como, por exemplo, um estudo detalhado do mercado de trabalho e a seleção do parceiro local para a implementação da marca ou produto.

Um calendário de eventos para 2020, voltados para a área de importação, já está sendo planejado pelo grupo coordenado pelo vice-governador e outros grandes projetos estão programados para o mês de janeiro. “Fomentar o desenvolvimento e atrair investimentos para o Estado são algumas das metas prioritárias do governador Ronaldo Caiado. Estamos trabalhando para buscar o melhor para Goiás”, afirmou Bruno Netto.

O planejamento para participação da gestão estadual, em 2020, nos eventos em prol da exportação de produtos e investimentos de empresas goianas no mercado Chinês já está sendo feito. A feira CIIE 2020 também será incluída pela relevância comercial e pelas possibilidades de negócio existentes.

Para Sara, a participação de Goiás na CIIE 2020 pode trazer muitas conquistas e benefícios para o estado. “Identificamos inúmeras oportunidades de negócios por lá, principalmente para os pequenos e médios empresários que possuem mais dificuldades no processo de importação para a China. Além das oportunidades, conhecemos, durante a missão, entidades que podem ser parceiras nesta aproximação de mercado por meio de consultoria e assessoria aos empresários que estão iniciando o processo de inserção de produtos no mercado chinês. A intenção do governo de Goiás é facilitar essa negociação em prol do desenvolvimento do Estado e do mercado”, finalizou a gerente de Comércio Exterior da Sedi.

Também participaram da reunião o assessor de Relações Internacionais do Estado, Giordano Souza; o assessor do Conselho Temático da Fieg, Rui Dias da Costa; as analistas em Comércio Exterior, Gabrielle da Silva e Juliana da Costa; o presidente do Sindicato das Indústrias Químicas no Estado de Goiás (Sindquímica), Jair José, representando o presidente do CTCOMEX, Emílio Bitar; a diretora da Unoex, Ludmila Cunha; os gerentes comerciais Rodrigo Rocha e André Ribeiro; o superintendente de Atração de Investimentos Internacionais, Plínio Viana; o gestor governamental Madson Ribeiro; o diretor comercial da Ithacus Brasil, Ulisses Fontoura; Willian Rabelo, Marcelo Pimenta, Henrique Barros, Jaime Canedo, Elton Robson e a estagiária do Sindquímica, Isabela Alves.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo