Enel e Governo de Goiás celebram termo que amplia em 26% a capacidade da rede de distribuição em Goiás

“Enel se comprometeu a cumprir metas de distribuição de energia em todas as regiões, atendendo aos anseios da população”, destaca Lincoln Tejota

O governo estadual e a Enel Distribuição Goiás assinaram, nesta segunda-feira (26), o plano de ações para acelerar o aumento da oferta de energia e melhorar a qualidade do serviço prestado pela concessionária em todo o Estado. Segundo o vice-governador Lincoln Tejota, é de suma importância o trabalho de “todas as mãos em prol de uma solução para a questão energética no Estado”. As medidas previstas possibilitarão ampliar em 26% a capacidade da rede de distribuição em Goiás nos próximos três anos.

O vice-governador, ao lado do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do CEO da Enel no Brasil, Nicola Cotugno, do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do governador Ronaldo Caiado, ressaltou, na solenidade, que o povo goiano e os empresários não podem ficar à mercê de um serviço precário. Ele destacou a atuação do governador Ronaldo Caiado como interlocutor junto ao governo federal, à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e à Enel Goiás em busca de uma saída consensual para o problema.

“Avançamos nesta tratativa, e a Enel se comprometeu a cumprir metas de distribuição de energia em todas as regiões, atendendo aos anseios da população, que tem clamado por uma melhoria dos serviços”, assinalou Tejota. Os termos foram acordados entre a distribuidora, o Ministério de Minas e Energia, a Aneel e o governo de Goiás em cerimônia no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, nesta segunda-feira, 26.

As ações previstas no programa de aceleração preveem o aumento da oferta de energia elétrica aos consumidores, do número de conexões rurais e da compensação reativa no Estado de Goiás. Ao governo do Estado competirá prestar apoio e cooperação necessária ao desenvolvimento das atividades prestadoras pela empresa. Já o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica prestarão apoio institucional à Enel Goiás e ao Estado de Goiás, e se comprometerão em participar sempre que necessário das reuniões periódicas para o acompanhamento e o desenvolvimento dos compromissos assumidos.

O CEO da Enel no Brasil, Nicola Cotugno, celebrou a assinatura do termo, e explicou que a proposta de investimentos foi entregue pela empresa recentemente ao governo estadual, à Aneel e ao Ministério de Minas e Energia. Ele também destacou que o plano contempla ações adicionais para o incremento da capacidade de energia distribuída, e que contribuirão com o projeto do governo de Goiás de fomentar o desenvolvimento do Estado nos próximos anos. “Vamos continuar trabalhando para atender à demanda de energia no Estado”, reafirmou.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o termo assinado segue determinação do presidente Jair Bolsonaro para que ministérios busquem soluções junto a todos os entes da federação. “Esse trabalho em conjunto nos trouxe a esse termo de compromisso que trará alivio ao Estado de Goiás”, afirmou.

Plano de Investimentos

Dentre as obras previstas, estão 17 novas subestações, que irão atender 27 municípios, entre eles, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Mineiros, Rio Verde, Niquelândia, Luziânia, Senador Canedo, Iporá. Cerca de 835 mil clientes dessas regiões serão beneficiados, com a maior confiabilidade do serviço de distribuição. Também está prevista a ampliação e a reforma de outras 130 subestações.

O plano apresentado também prevê a aceleração das conexões dos clientes rurais. Entre 2017 e 2018, a Enel triplicou a média anual de novas conexões, atingindo cerca de 3.400 nos últimos dois anos. Para os próximos anos, a empresa aumentará de forma expressiva o número de conexões por ano, para cumprir as solicitações históricas geradas nos últimos 10 anos. “Nosso foco agora será intensificar as grandes obras de infraestrutura para garantir que todas as solicitações de aumento de carga acumuladas no período em que a companhia era estatal, além dos novos pedidos, sejam atendidos, contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, afirmou Cotugno.

Goiás de Oportunidades

Na ocasião, também foi lançado o programa Goiás de Oportunidades, com a assinatura de termo de criação da Rede Goiana de Oportunidades. A estratégia do governo, a partir da rede pública de ensino básico, integra a oferta de serviços sociais, capacitação e qualificação profissional, crédito, intermediação para o mundo do trabalho e apoio ao empreendedorismo e inovação. A iniciativa será integrada pela rede pública de educação básica, ITEGOs e COTECs, Programa Jovem Aprendiz, Programa Bolsa Universitária, Banco do Povo, SINE e Programas de Formação e Qualificação Profissional.

“Na educação nós vamos ampliar esses tentáculos todos, que são as políticas sociais de governo, dando às famílias a oportunidade de saírem da condição de carência”, destacou Caiado. Ele explicou que o núcleo é a Educação Básica, e que a partir daí todos os incentivos que o Estado pode oferecer ao cidadão têm que estar vinculados a esta condição, de que todas as crianças da família estejam cursando o ensino fundamental, médio ou profissionalizante para terem acesso a esses benefícios.

Lincoln afirmou que o projeto tem por objetivo proporcionar que o cidadão saia da posição de carência. “A educação reflete no desenvolvimento de toda a sociedade”, concluiu. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia elogiou o programa Goiás de Oportunidade. “Goiás dá exemplo a todo o Brasil”, concluiu Maia.

Também participaram da solenidade, o diretor geral da Aneel, André Pepitone; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Lissauer Vieira; secretários de Estado; diretores da Aneel e da Enel no Brasil; deputados federais, Flávia Morais, Zacharias Calil, Glaustin da Fokus, Adriano do Baldy, José Mario Schreiner, Professor Alcides, José Nelto, e João Campos; e deputados estaduais; entre outras autoridades.

Fotos: Fernando Leite

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo