Tradição, fé e devoção marcam os 185 anos da Romaria de Trindade

A Festa do Divino Pai Eterno, que tem o tema “Pai Eterno, fazei-nos peregrinos da esperança”, começa nesta sexta-feira (27/06). E este ano, traz uma novidade: o maior sino do mundo, o Vox Patris, que já está na cidade
Missas, novenas, procissões, shows e outras atividades religiosas e culturais marcam a Romaria do Divino Pai Eterno, um evento religioso anual que atrai milhões de romeiros a Trindade, considerada a capital da fé em Goiás. A festa vai de 27 de junho a 6 de julho. Seu ápice é no último domingo (06/07). Considerada a maior festa religiosa do Centro-Oeste, Trindade espera receber seis milhões de romeiros em 2025.
Durante os nove dias que antecedem a grande festa, são celebradas missas e novenas; realizados encontros de jovens, acolhimento aos devotos, foliões, tropeiros e aos carreiros do Divino Pai Eterno, que participam da procissão dos carros de boi. Durante toda a festa, são rezadas cerca de 100 missas e 50 novenas, além de procissões, batizados, vigílias, alvoradas e confissões.
Segundo o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, “a Romaria do Divino Pai Eterno é o maior evento de turismo religioso do Centro-Oeste e um dos principais do Brasil, projetando Goiás no cenário nacional e internacional. São 185 anos de tradição que integram fé, cultura e desenvolvimento econômico, com impacto direto em setores como hotelaria, alimentação, comércio e transporte”.
“Em 2025, a chegada do Vox Patris agrega valor simbólico e turístico ao evento, fortalecendo Trindade como destino estratégico no nosso calendário oficial e demonstrando o compromisso do Governo de Goiás com o fomento ao turismo religioso com planejamento e estrutura, completa o presidente.”
A Romaria
A Caminhada da Fé em Trindade, Goiás, é um evento religioso que faz parte da Romaria do Divino Pai Eterno, atraindo milhões de fiéis todos os anos. Na tradição secular, eles vão agradecer as graças recebidas, pedir bençãos e fortalecer a fé. Os devotos percorrem os 18km da Rodovia dos Romeiros (GO-060) entre Goiânia e Trindade, até o Santuário Basílica. O percurso proporciona aos peregrinos um momento de oração, reflexão e gratidão ao Pai Eterno. A rodovia conta com painéis que retratam a Via Sacra, permitindo que os fiéis contemplem a Paixão de Cristo durante a caminhada.
A história da devoção ao Divino Pai Eterno começou no córrego Barro Preto, por volta de1840, quando o casal Constantino Xavier e Ana Rosa se estabeleceu às margens do riacho, na região onde hoje é Trindade. Um dia, durante um trabalho no campo, Constantino encontrou um medalhão de barro. O casal compartilhou a notícia com familiares e vizinhos, que passaram a se reunir para rezar em torno da imagem e começaram a receber graças, espalhando a devoção e transformando Trindade em local de peregrinação.
Maior sino do mundo
A Romaria de Trindade neste ano de 2025 tem uma grande novidade, que é a presença do maior sino do mundo, o Vox Patris. Ele badalou pela primeira vez na quinta-feira, 26 de junho, abrindo a Romaria. O sino pesa 55 toneladas, tem 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro. Ele fica exposto durante toda a festa. Segundo o reitor do Santuário Pai Eterno, padre Marco Aurélio Martins, a chegada do sino “é um sonho realizado para os missionários e os devotos do Pai Eterno, que vão vivenciar esse momento tão aguardado”.
O nome do maior sino do mundo, Vox Patris, significa “Voz do Pai” em latim. Ele foi fabricado na Polônia, é feito de bronze e possui gravuras com elementos devocionais. As imagens em fundição narram a história da Santíssima Trindade e da devoção ao Divino Pai Eterno, além de representações da flora e fauna brasileiras. O Vox Patris foi trazido para o Brasil em uma jornada de mais de 10 mil quilômetros, incluindo transporte marítimo e terrestre, em uma viagem de 50 dias.
Mesmo com toda a sua grandiosidade, o Vox Patris não vai ficar sozinho em Trindade. O sino será instalado no campanário do novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, junto com os sinos São João e São Lucas. Fabricados em bronze, eles também vieram da Polônia e são menores, mas ainda grandiosos. O São Lucas pesa 5,6 toneladas, e o São João chega a 9,6 toneladas.
Programação
Os dez dias de festa contam com programações diárias e especiais. Entre os destaques, estão as visitas guiadas ao canteiro de obras do Novo Santuário do Divino Pai Eterno, das 7 às 18 horas, missas, batismos, confissões, a Procissão da Penitência e a famosa Romaria dos Carros de Boi.
Todos os dias, tem Alvorada Festiva às 5 horas, às 5h20 começa a Procissão da Penitência e a partir das 6 horas são celebradas missas, que vão até as 22 horas. Elas vão ser rezadas na Praça do Santuário Basílica, no Santuário, no canteiro de obras, nas igrejas Matriz e do Santíssimo Redentor, no Carmelo da Santíssima Trindade e na Vila São Cottolengo. A programação detalhada está no site www.paieterno.com.br.
Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás



