Operadores da Colômbia são apresentados aos atrativos turísticos da Chapada dos Veadeiros
Famtour que passará por Brasília e por Alto Paraíso integra uma série de ações previstas para divulgar os benefícios dos voos diretos de Bogotá a Brasília, ofertados pela Gol Linhas Aéreas, por meio da interlocução da Goiás Turismo junto à Inframérica

Um grupo de seis operadores de turismo da Colômbia aterrissa em Brasília no próximo domingo (16.03) para uma imersão de quatro dias pela capital federal e pela região da Chapada dos Veadeiros. A famtour é promovida pela Inframérica (concessionária que administra o Aeroporto Internacional Jucelino Kubitschek), com apoio da Goiás Turismo, do trade turístico de Brasília e da Associação Veadeiros, e integra uma série de ações programadas para apresentar as vantagens do voo direto recém lançado que liga Brasília à Bogotá.
“A Goiás Turismo tem atuado junto à Inframérica na interlocução com as companhias aéreas, tendo em vista ampliar os voos diretos que ligam a capital federal a países da América do Sul. Nossa intenção é apresentar a esse turista internacional as oportunidades que ele possui em solo goiano, e que estão num raio de pouco mais de 200km de Brasília, que ele pode desfrutar, como a Chapada dos Veadeiros”, explica o presidente da Goiás Turimos, Fabrício Amaral.
No dia 4 de fevereiro foi lançado o novo voo direto, operado pela Companhia Gol Linhas Aéreas, que liga Brasília a Bogotá, ofertado às terças, quintas e sábados. O destino ganhou ampla divulgação durante a participação da Goiás Turismo junto à Embratur na Vitrina Turística Anato Bogotá. Segundo a agência federal, em 2024, 130 mil turistas colombianos visitaram o Brasil.
Famtour colombiana por Goiás e DF
Os operadores internacionais de turismo serão apresentados nos dois primeiros dias (16 e 17) aos atrativos da capital federal, incluindo a Arena Mané Garrincha, um tour cívico arquitetônico pelo Plano Piloto, as belezas cênicas e naturais do Pontal do Lago Sul e da Parque Nacional da Água Mineral.
Nos dois últimos dias (18 e 19), eles se deslocam para Alto Paraíso onde viveram uma imersão na cultura da Chapada dos Veadeiros, com tratamentos holísticos envolvendo o uso de óleos essenciais da região, e que integram a experiência da Rota Viva Veadeiros. Também terão a oportunidade de conhecerem o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade; e também o Vale da Lua.
Conforme explica o gerente de Gerência de Estudos, Pesquisa e Qualificação da Goiás Turismo, Fernando Magalhães, a autarquia tem buscado posicionar Goiás entre os operadores internacionais que já conhecem os destinos de sol e praia brasileiros, mas desconhecem o potencial presente no interior do país.
“Para isso, temos participado de feiras junto à Embratur e contribuído na promoção de famtours como essa. Ano passado conduzimos 30 operadores internacionais da América do Sul por roteiros que envolveram a Chapada dos Veadeiros, a região das Águas Quentes e a região dos Pireneus. E em outubro deste ano, seremos anfitriões do Remote Immersion Latin América, que trará inúmeros operadores internacionais para desenharem experiências na região da Chapada dos Veadeiros”, explica Fernando Magalhães.
Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás