Governo de Goiás promove Rota Além das Águas
Junto com Sebrae e parceiros, Goiás Turismo investe na divulgação de atrativos diversificados nos municípios de Caldas Novas, Piracanjuba e Rio Quente
Para além das benesses hidrotermais, uma iniciativa tem chamado cada vez mais a atenção do público para Goiás. A Rota Além das Águas, criada para os municípios de Caldas Novas, Piracanjuba e Rio Quente, tem sido fortalecida por ações estratégicas do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, e parceiros, como o Sebrae. Atualmente, a rede conta com 12 empreendimentos que mostram as potencialidades dessas cidades em várias áreas, como gastronomia, cultura, arte, bem-estar e hospitalidade.
Segundo o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, a proposta é ampliar o olhar do visitante sobre a Região das Águas Quentes. “Goiás é conhecido nacionalmente pelo turismo de águas termais, mas o nosso potencial vai muito além disso. A Rota Além das Águas mostra que esses municípios também oferecem experiências únicas em gastronomia, cultura, bem-estar e economia criativa, fortalecendo o turismo como vetor de desenvolvimento regional”, destaca.

No início de dezembro, um famtour (abreviação de familiarization tour ou viagem de familiarização) foi realizado em vários estabelecimentos na região das Águas Quentes. A iniciativa, voltada para agências de viagens, guias de turismo e profissionais do setor, é importante porque amplia a divulgação, fortalece parcerias, qualifica a comercialização de pacotes turísticos e impulsiona o fluxo de visitantes para os municípios envolvidos.
“Ao aproximar o trade turístico dessas experiências, qualificamos a venda dos destinos e estimulamos a permanência do turista por mais tempo na região, o que gera emprego, renda e fortalece os empreendimentos locais”, ressalta Luciano Guimarães, coordenador de Estruturação de Destinos Turísticos da Goiás Turismo, participante também da famtour.
A programação incluiu visitas em empreendimentos referência como Vinícola Piracanjuba, Mostarda & Mel, Kaeli Gelateria, Cachaçaria Vale das Águas Quentes, Museu dos Bonecos Gigantes, Piratas Pizzaria, Termas da Saúde, São Francisco Culturart Planet, Empadão Goiano da Tânia, Fábrica de Chocolate do Cerrado, Doces Dona Maria e Garden Food Park.
“Essa é uma política pública de turismo pensada de forma estratégica, com governança, planejamento e parceria, para posicionar Goiás de maneira cada vez mais competitiva no mercado nacional e internacional”, afirma o presidente da autarquia.
Sobre a Rota Além das Águas
A ação surgiu em 2022 como resultado de um estudo realizado em 2021. “Após a pandemia, fizemos estudos de cenários econômicos do turismo. No caso da Região das Águas Quentes, identificamos a necessidade de diversificação da oferta e do posicionamento de imagem do destino turístico enquanto somente turismo de lazer. O turismo de bem-estar e o turismo gastronômico têm se apresentado como tendências”, explica a gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho.
Impulsionada pelo projeto nacional Agentes de Roteiros Turísticos, promovido pelo Sebrae Nacional em parceria com o Sebrae Goiás e a Goiás Turismo, a iniciativa tomou forma com o envolvimento das secretarias de Turismo de Caldas Novas, Piracanjuba e Rio Quente, que decidiram criar uma rota gastronômica estruturada.
Com o apoio do Sebrae, em setembro de 2025, os empresários participaram de uma viagem técnica de benchmarking com imersão na Serra da Mantiqueira, visitando cidades como Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal (SP) — destinos reconhecidos pela excelência em turismo, gastronomia, bem-estar, cultura e entretenimento.
O objetivo foi absorver boas práticas, entender como experiências autênticas e inovadoras podem transformar cidades em referências nacionais, e trazer novos aprendizados para fortalecer ainda mais o turismo goiano.
Foto: Divulgação
Legenda: Turismo de gastronomia e de bem-estar são novas apostas para Caldas Novas, Piracanjuba e Rio Quente
Goiás Turismo – Governo de Goiás



