Pesquisa aponta início da recuperação do Turismo, com avanço da vacinação
Observatório da Goiás Turismo divulgou boletim com dados de sondagem empresarial, realizada nos meses de abril, maio e junho deste ano. Estudo traz, também, reflexões sobre o novo cenário pós-pandemia
O XXII Boletim Panorama da Retomada do Turismo em Goiás 2021 , publicado pelo Observatório da Goiás Turismo, traz números da pesquisa de sondagem empresarial, realizada com 28 empresários do turismo em Goiás. Segundo o estudo, entre os meses de abril, maio e junho de 2021, 50% dos empresários não aderiram ao home office. Eles continuaram realizando suas atividades normalmente, sendo que a maioria dos respondentes é do setor de hospedagem. Outros 35,7% ficaram com suas atividades completamente paradas. A maior parte prejudicada foi a do setor de eventos. Já 14% aderiram ao home office.
Segundo o Observatório do Turismo, o resultado indica que, a partir do avanço da vacinação, os empresários e trabalhadores operacionais da atividade turística em Goiás voltaram a trabalhar e, consequentemente, a economia começou sua recuperação. Diante destas constatações, o estudo aponta como importante refletir e compreender o cenário atual, a partir de alguns indicadores: crescimento do setor, perspectivas, destinos mais procurados, perfil do turista e geração de renda.
O estudo também traz uma reflexão sobre a transformação digital no Turismo. De acordo com o estudo Digital Transformation Report, realizado pela SKIFT e a Amazon Web Services (2021), os desafios da pandemia destacaram uma necessidade para a implementação urgente de práticas digitais, o uso de ferramentas de negócios e maneiras de enfrentar o atual momento como de grande transformação digital no setor turístico. Essa transformação torna-se vital para o setor, seja na gestão das empresas ou na jornada do viajante. E ainda mais, o uso de tecnologias vai ajudar a entender o comportamento de consumo e o cenário, sempre mutante e em rápida transformação.
O Boletim destaca, ainda, as considerações da consultora Jeanine Pires de que a disseminação e os avanços no uso de tecnologias de comunicação on-line e de comércio eletrônico, com o advento da pandemia da Covid-19, trazem grandes desafios para o turismo global. A prioridade, no momento atual, é garantir a segurança e a confiança em viajar e melhorar a experiência dos viajantes em suas interações em cada etapa de sua jornada.