Passeio ciclístico abre ações para a construção do Caminho dos Ipês
Em dia histórico para o turismo e o esporte de Bela Vista de Goiás, evento marca início da sinalização rústica e do plantio de mudas ao longo do percurso
Um grupo de 200 ciclistas pedalou, neste sábado (09/10), por 16 quilômetros do Caminho dos Ipês, uma trilha de caminhada e ciclismo no município de Bela Vista de Goiás. Parte de um projeto maior que vai ser lançado pelo Governo do Estado em breve, o plantio da árvore que dá nome ao novo atrativo turístico começou a ser feito a partir da solenidade, assim como a implantação da sinalização rústica do trajeto.
No evento, foi assinado o termo de cooperação técnica entre a Agência de Turismo do Estado de Goiás (Goiás Turismo) e a Prefeitura de Bela Vista de Goiás. Também foi instalada a placa fundamental, e foram doadas pela Agência de Turismo do Estado ao município 1000 mudas de ipês, além de latas de spray para fazer toda a sinalização rústica do trajeto. Foi assinado, ainda, o Decreto Municipal que nomeia o Caminho dos Ipês.
Com mais de 220 quilômetros, o Caminho dos Ipês passa pela zona rural do município. O idealizador e coordenador do Caminho dos Ipês e diretor do Centro Cultural Oscar Niemeyer, Rubens Ananias Artero, adiantou que “esse projeto que começa a se concretizar vai beneficiar 2,7 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Goiânia com diversão, Turismo Rural de baixo custo, perto de casa, acessível aos moradores”.
A realização do Caminho dos Ipês é o resultado de uma pareceria entre o Governo de Goiás, através da Goiás Turismo, e a Prefeitura Municipal de Bela Vista de Goiás. Estiveram presentes na solenidade, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, e a secretária de Economia, Cristiane Schmidt, representando o governador Ronaldo Caiado. Estiveram presentes na solenidade, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, e a secretária de Economia, Cristiane Schmidt, representando o governador Ronaldo Caiado. Participaram ainda, a prefeita de Bela Vista, Nárcia Kelly; o vice-prefeito Juliano Moreira, o prefeito de Cachoeira Alta, Rodrigo Mendonça; além de secretários municipais, vereadores, outros envolvidos na elaboração do Caminho e a população bela-vistense.
O presidente da Goiás Turismo gostou da experiência e destacou a dedicação da equipe que trabalhou na abertura e implantação da trilha. E aproveitou para enaltecer os profissionais: “Parabéns, Rubens e equipe, pela dedicação de dois anos ao projeto. Só agora estamos vendo resultados, que é fruto de trabalho e diálogo com os municípios”. Para Fabrício, “o passeio é uma experiência ótima, com resultados reais e imediatos. Convido a todos a conhecerem o projeto e participarem!”.