Boletim do Observatório do Turismo mostra cenário mais otimista para o setor
Atividades turísticas cresceu no País. No entanto, o relatório alerta para a necessidade da vacinação em massa para recuperação do Turismo
O XIX Boletim “Panorama da Retomada do Turismo em Goiás 2021”, divulgado pelo Observatório da Goiás Turismo, revela que houve crescimento do volume de atividades turísticas no Brasil em julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o Instituto, a expansão foi 83% no País. Em Goiás, o crescimento foi de 115,5%, no mesmo período. Apesar do avanço significativo, em relação ao mês anterior, ou seja, junho de 2021, o índice nacional de atividades turísticas cresceu apenas 0,5%. Em Goiás, foi registrada uma retração de 1,9%. Houve um aumento da receita, em função do ajuste de preços de determinados serviços.
De acordo com o Observatório do Turismo, com o avanço da vacinação a população está mais confiante em realizar suas viagens. Além disso, devido às restrições internacionais, ainda vigentes, muitos estão focando nas viagens domésticas.
Segundo o Boletim, recentemente o site Booking.com, que tem como principal atividade a reserva de hospedagens, realizou uma pesquisa com seus clientes adultos sobre seus planos de viajar, nos próximos 12 meses. Os dados indicam que três em cada 4 brasileiros (76%) se sentem esperançosos em viajar, em 2021. O levantamento também mostra que aproximadamente 70% dos entrevistados não se importariam de apresentar um comprovante de vacinação para terem acesso a produtos e serviços turísticos.