Boletim do Observatório do Turismo de Goiás traz dados recentes sobre o setor em Goiás
Boletim Panorama da Retomada do Turismo, divulgado quinzenalmente, já está em sua 12ª edição. O estudo traz dados e tendências para o Turismo no pós pandemia
O XII Boletim Panorama da Retomada do Turismo, divulgado pelo Observatório da Goiás Turismo, mostra que o índice de volume de atividades turísticas no Brasil apresentou expansão de 72,6% em abril de 2021, em comparação com o mesmo mês de 2020. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta foi a primeira taxa positiva dentre treze índices negativos seguidos. Em Goiás, o avanço foi de 138,3% em relação a abril de 2020.
No entanto, o Observatório do Turismo de Goiás lembra que, em abril de 2020, o setor apresentou uma retração nacional em função da pandemia e de seus efeitos adversos. Embora venha apresentando taxas positivas nos últimos meses, segundo o IBGE, o setor ainda precisa crescer 81,9% para retornar ao patamar de fevereiro de 2020, no pré-pandemia.
O Boletim também traz números da arrecadação de ICMS nas Atividades Características do Turismo (ACT’s) em Goiás desde 2019. Houve queda de 35,70% em 2020, quando comparado ao ano anterior. Já os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia, revelam a perda de 6.335 empregos em 2020. De janeiro e abril de 2021, a queda foi de 303 empregos.
O estudo apresenta, ainda, a iniciativa do Ministério do Turismo, que propõe uma aliança nacional com o propósito de mitigar os efeitos negativos causados pela pandemia. O objetivo é reunir o poder público, iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S com o intuito de fazer com que o setor retome plenamente suas atividades o quanto antes , voltando a gerar emprego e renda no País, com segurança e responsabilidade. No material desenvolvido pelo Ministério do Turismo para o Estado de Goiás – Viaje com Responsabilidade – Redescubra o Brasil – o destaque é dado ao Caminho de Cora, Cidade de Goiás e Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.