O Aeroporto Santa Genoveva é internacional?
Sim. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou no dia 20 de agosto de 2020, no Diário Oficial da União (DOU), a internacionalização do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. Com isso, o terminal pode receber voos internacionais em operações regulares ou não, que devem ser solicitadas pelas companhias aéreas interessadas. De acordo com a Anac, o pedido de designação de aeroporto internacional foi protocolado em 6 de agosto e concluído 13 dias depois.
A internacionalização do Aeroporto de Goiânia era um desejo antigo dos goianos e principalmente do segmento turístico. Para a conclusão do processo, além da solicitação, a administradora do terminal precisava realizar adequações na infraestrutura aeroportuária, como por exemplo, intervenções físicas para instalar espaços de trabalho para os seguintes órgãos: Secretaria da Receita Federal do Brasil, Departamento de Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que garantem condições de atendimento às operações de tráfego aéreo internacional.
Atualmente o Aeroporto de Goiânia tem capacidade para processar 6,3 milhões de passageiros por ano, segundo a Anac. Em 2019, mais de 29 mil voos movimentaram o terminal, registrando o tráfego de cerca de 3 milhões de passageiros. Com uma pista de pouso e decolagem de 2.500 metros, o aeroporto tem capacidade para receber aeronaves de porte do Boeing 737.
Cabe ao Governo do Estado, a partir de agora, atuar pela efetivação de voos estrangeiros com destino à capital, o que pode trazer grandes benefícios econômicos e estratégicos ao Estado de Goiás. As conversas com companhias aéreas de três países foram iniciadas e o fato do Governo ter diminuído o ICMS do combustível tornou Goiás mais competitivo.