Economia Criativa pode ser saída para crise no Turismo

É o que aponta XIII Boletim Especial do Observatório do Turismo, com base nos dados sobre o crescimento do setor

O XIII Boletim Especial do Observatório do Turismo, da Goiás Turismo, apresenta a Economia Criativa como uma saída para a crise nas empresas, causada pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, o setor deve atingir 43,7 bilhões de dólares no Brasil até 2021. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o setor criativo emprega, aproximadamente, 1,9 milhão de pessoas no país, sendo que destes cerca de 44% atuam de maneira autônoma.

A Economia Criativa se baseia em três premissas básicas: economia, cultura e tecnologia. O estudo alerta para a importância da busca de uma conexão com o Turismo devido à diversidade, já que poucas atividades econômicas possuem tantos elementos culturais e criativos do que uma viagem. Neste contexto, o documento aponta que, mediante os impactos da COVID-19, devemos procurar desenvolver uma gestão de proximidade entre a Cultura e os destinos turísticos.

Segundo os especialistas,  após a pandemia o novo turista vai buscar se conectar com destinos seguros, no que se refere aos cuidados sanitários, e com os atrativos ligados à natureza, que valorizem a identidade cultural e os produtos de base local. Como exemplo, o Boletim cita um dos maiores ícones culturais  de Goiás que é a Gastronomia e, portanto, devemos tratá-la não somente como um produto ou serviço e sim como parte da nossa identidade cultural. O estudo afirma que, a partir dessa estratégia criativa e de inovação, podemos pensar em apresentar aos turistas nossas particularidades culturais e, com isso, criar uma nova conectividade com o visitante, gerando valor às experiências ligadas à gastronomia, ao rural, ecoturismo, turismo de natureza, artesanato, música, artes, entre outras experiências que ele pode vir a desfrutar no Estado de Goiás.

Acesse o Boletim completo no link :

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