Goiás debate desenvolvimento sustentável do turismo, no Amapá

Com apresentação de quatro trabalhos na Mostra Científica, Estado repercute pesquisas locais para todo país

O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo e do Observatório do Turismo, participa do X Encontro Nacional da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), realizado entre os dias 28 e 30 de maio de 2026, em Macapá (AP).

O encontro reúne especialistas, gestores e pesquisadores de diversas regiões do Brasil para debater estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável do turismo. Entre os temas abordados nesta edição estão a cooperação entre os estados, a padronização de metodologias de coleta de dados e a ética na pesquisa científica aplicada ao setor.

Representando o Estado de Goiás, estiveram presentes a coordenadora do Observatório do Turismo de Goiás, Amanda Alves Borges, e os pesquisadores voluntários Diego Carneiro Oliveira, Giovanna Adriana Tavares Gomes e Victória de Melo Leão.

Durante a 4ª Mostra de Pesquisa Científica e Mercadológica da RBOT, foram apresentados quatro trabalhos goianos: “Análise do turismo goiano na PNAD Contínua 2024: desigualdades e desempenho territorial”; “Expedição Araguaia 2025: perfil, satisfação e impactos da Temporada do Araguaia em Goiás”; “Da vitrine à infraestrutura: continuidade, governança e valor público dos dados no IPÊ – Painel do Turismo Goiano” e “Mapeamento Situacional do Estado de Goiás: análise do contexto socioeconômico, territorial e demográfico”.

“Estar na RBOT significa muito. Além da honra de representar o trabalho desenvolvido em Goiás, é extremamente importante aprender com os demais observatórios do país, compartilhar experiências e aprimorar metodologias”, destaca Amanda Borges, ao ressaltar, ainda, que a participação no encontro fortalece o posicionamento de Goiás no cenário nacional do turismo.

A coordenadora também diz que as pesquisas apresentadas são resultado do trabalho conjunto de diversos pesquisadores da Goiás Turismo e reforça a importância da produção de pesquisas para o setor: “Pesquisas geram dados; dados orientam políticas públicas; e políticas públicas bem fundamentadas tendem a gerar retornos concretos para a sociedade”.

Sobre a Rede
Criada em 2017, a RBOT reúne mais de 60 observatórios de turismo de todo o país e atua na produção e análise de dados, elaboração de estudos e fortalecimento da inteligência de mercado no setor. A rede também desenvolve pesquisas nacionais e mantém articulação com órgãos governamentais, incluindo participação no Conselho Nacional de Turismo.

BOX: Saiba mais sobre os trabalhos apresentados

Análise do turismo goiano na PNAD Contínua 2024: desigualdades e desempenho territorial

Autores: Amanda Alves Borges, Carlos Henrique Pereira de Freitas, Amanda Sueli Madeira Pereira e Jordana de Souza Cavalcante.

Expedição Araguaia 2025: perfil, satisfação e impactos da Temporada do Araguaia em Goiás

Autores: Amanda Alves Borges, Ana Luisa Lopes Sales, Mikaelle Lima Souza e Carlos Henrique Pereira de Freitas.

Da vitrine à infraestrutura: continuidade, governança e valor público dos dados no IPÊ – Painel do Turismo Goiano

Autores: Victória de Melo Leão, Giovanna Adriana Tavares Gomes, Carlos Henrique Pereira de Freitas e Rafael de Araújo Rosa.

Mapeamento Situacional do Estado de Goiás: análise do contexto socioeconômico, territorial e demográfico

Autores: Giovanna Adriana Tavares Gomes, Diego Carneiro Oliveira e Victória de Melo Leão.

Foto: Divulgação

Legenda: Coordenadora do Observatório do Turismo apresenta resultado de pesquisas goianas em encontro no Amapá

Goiás Turismo – Governo de Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão