SES capacita profissionais para acolhimento em saúde mental em situações de desastres

Piloto do Projeto Bem-Te-Vi foi iniciado em Aparecida de Goiânia, com qualificação de trabalhadores da atenção primária. Expectativa é de levar iniciativa a outros municípios goianos

Mais de 40 pessoas foram capacitadas na primeira etapa do projeto da Saúde estadual

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) deu início, nesta semana, ao Projeto Bem-Te-Vi, que consiste na capacitação dos profissionais que atuam na atenção primária para o acolhimento adequado em saúde mental e psicossocial de pacientes em situações de desastres. O piloto foi realizado em Aparecida de Goiânia, na quarta e quinta-feira (23 e 24/4), com a participação de mais de 40 pessoas.

De acordo com a gerente de Emergências em Saúde Pública da SES-GO, Cristina Musmanno, responsável pela coordenação da iniciativa, a ideia é preparar os profissionais para atender vítimas de chuvas intensas, alagamentos, enxurradas, enchentes e também incêndios florestais, que possam ter perdido suas casas, passado por situação de estresse pós-traumático ou que possam ter perdido familiares.

“A gente trabalha como acolher essas vítimas, como os profissionais da atenção primária, sejam médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, como essa equipe multiprofissional pode estar preparada para fazer um acolhimento adequado no que diz respeito à saúde mental, apoio psicossocial para as vítimas dos desastres naturais”, destacou a gerente, ao lembrar que foi ainda criado um guia, para capacitar outros trabalhadores da área da saúde sobre o tema.

O projeto é desenvolvido em parceria com as Gerências de Atenção Primária, de Saúde Mental e das Regionais da pasta, com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO). Agora, ele deverá ser levado à Comissão Intergestores Bipartite (CIB). “A gente vai retornar para a CIB, para apresentar os resultados desse piloto, da melhoria desse projeto, para então fazer a priorização dos municípios que estejam interessados em participar dessa qualificação profissional”, concluiu Cristina Musmanno.

Aline Rodrigues/Comunicação Setorial
Foto: SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo