SIPAT 2022 da Metrobus é sucesso de público e reforça importância da segurança do colaborador
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) 2022 da Metrobus foi um sucesso de público. Durante a semana, os colaboradores participaram de palestras sobre bem-estar e segurança, além de concorrerem a brindes. O início do evento foi na segunda-feira (17) e o encerramento na sexta (21), na Associação dos Empregados da empresa.
O presidente da Metrobus, Francisco Caldas, participou do encerramento e parabenizou a organização da Semana e a participação em peso dos colaboradores. "Um dos nossos pilares, sobretudo, é a preocupação com a saúde e a segurança dos colaboradores", disse. A SIPAT 2022 foi realizada presencialmente depois de dois anos com atividades sendo promovidas remotamente por conta da pandemia.
A palestra de encerramento foi sobre Tabagismo, com a enfermeira Leilinéia Pereira Ramos de Rezende Garcia, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. A especialista falou sobre os males do cigarro, de outros produtos derivados do tabaco e do tratamento. "Ao parar de fumar, a pessoa reduz em um dia o risco de ataque cardíaco e em 48 horas a respiração começa a melhorar, o que é percebido ao subir uma escada, por exemplo", disse.
Os dois primeiros dias trouxeram palestras sobre Relacionamento Interpessoal, com o instrutor de trânsito do Sest Senat, Altamiro Divino de Oliveira, e sobre Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com a técnica em infecção Daniele Afonso do Prado, da Secretaria de Saúde de Goiás.
No terceiro, o debate foi sobre Direção Defensiva, intermediado por Rogério Pereira, do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). No penúltimo dia de Sipat 2022 o tema abordado foi Primeiros Socorros, com o Cabo Mendonça, do Corpo de Bombeiros de Goiás. O militar focou na importância do atendimento por telefone e explicou como descrever com calma o fato ocorrido. De 17 a 20 de outubro, as palestras foram realizadas no auditório da Metrobus.