Governo de Goiás entrega Estação Hemocentro totalmente revitalizada à população
A Estação Hemocentro, totalmente revitalizada, foi entregue à população na quinta-feira (9/5). O Governo de Goiás investiu R$2,8 milhões nas obras de modernização da estação, sendo recursos oriundos do subsídio pago em parceria com as prefeituras de Goiânia e da Região Metropolitana.
O local conta com painéis informativos que dão a previsão de tempo de chegada dos ônibus e itinerários. Um mapa mostra a integração da rede de transporte coletivo, tudo distribuído estrategicamente pela estação. Na parte de tecnologia, a Estação Hemocentro surpreende com um sistema de som com 10 caixas de 400 watts de potência distribuídos por toda a plataforma.
A Estação Hemocentro ainda terá Wi-Fi gratuito e uma torre para carregamento de celular.Os usuários contam ainda com um totem interativo, que permitirá o autoatendimento e consultas a serviços da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). O sistema trará opções de rotas disponíveis para uma viagem segura.
Na entrada, máquinas de autoatendimento facilitarão o carregamento de cartão e consulta de saldos. Será possível consultar o último saldo do cartão, conforme os últimos registros gravados no sistema de bilhetagem, verificar a situação do seu cadastro ou ainda bloquear um determinado cartão que tenha sido perdido ou roubado.
A segurança também é uma prioridade. A estação conta com 12 câmeras que permitirão o reconhecimento facial e controle de acesso inteligente. Um posto de segurança realizará o monitoramento em tempo integral do local, tudo integrado com a Secretária de Segurança Pública do Governo de Goiás.
As catracas possuem um padrão antivandalismo, com gabinetes em inox e acesso exclusivo para pessoas com deficiência (PCDs), semelhantes às que são usadas em estações de metrô.
Estação acessível
Para tornar ainda tudo mais acessível, a nova plataforma possui um sistema de áudio com informações. Rampas de acesso com inclinação suave e corrimão com sinalização em braile garantem a inclusão de todos os passageiros. Na entrada, uma placa em braile também auxilia na identificação do local. Todo o piso tátil foi devidamente implantado, de forma inteligente e segura.