Representantes do Governo de Goiás conhecem tecnologia israelense que visa aperfeiçoar planejamento operacional do transporte coletivo
Representantes da Subsecretaria de Políticas para Cidades e Transporte da Secretaria Geral de Governo do Estado de Goiás (SGG), da Metrobus e da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) participaram, na terça-feira (2/4), de uma reunião com o gerente-geral da empresa israelense Optibus, Ronne van Avraham, líder em soluções de Inteligência Artificial para o planejamento operacional de transportes. O encontro foi realizado no prédio da Antiga Chefatura de Polícia, na Praça Cívica, em Goiânia.
A empresa apresentou sua plataforma avançada que otimiza o funcionamento de veículos a diesel e elétricos. A reunião teve como objetivo discutir a implementação desta tecnologia no âmbito do projeto de descarbonização do transporte público, um passo crucial para um futuro mais sustentável.
A Optibus demonstrou como sua plataforma pode oferecer soluções que prometem aumentar a eficiência operacional e melhorar a experiência dos usuários do transporte coletivo.
Ficou acordado que a Optibus realizará uma apresentação detalhada para as concessionárias da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) no mês de maio, visando avançar nas discussões sobre a integração da plataforma ao sistema de transporte de Goiás.
Este evento é um testemunho do compromisso do Governo de Goiás com a melhoria contínua do transporte público, alinhando-se com as melhores práticas internacionais.
A empresa israelense já atua em mais de 4 mil cidades, gerenciando 3 bilhões de viagens anualmente e contribuindo para a redução de 11 milhões de toneladas de gás carbônico por ano. Além da apresentação sobre a tecnologia, o evento se propôs a estabelecer um diálogo sobre o futuro da mobilidade urbana e o compromisso com um ambiente mais limpo e eficiente para as gerações futuras.
O evento contou com a presença do subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte, Miguel Angelo Pricinote; do presidente da Metrobus, Francisco Caldas; do diretor da CMTC, Murilo Ulhoa; do superintendente da Região Metropolitana de Goiânia, Ricardo Souza, e da gerente de Políticas de Transportes da Região Metropolitana de Goiânia, Flávia Pureza.
Fonte: Governadoria