Livro sobre trajetória do Gabinete de Goiás é lançado em sessão especial no Senado

Obra registra quase sete décadas de atuação do Gabinete de Representação de Goiás em Brasília, destacando sua importância estratégica na defesa dos interesses do estado junto ao governo federal.
O Governo de Goiás lançou nesta quarta-feira (20/08), em Brasília, o livro “A história do Gabinete de Representação de Goiás na capital federal: 70 anos de articulação federativa e presença institucional”. A publicação foi apresentada durante sessão solene no Senado Federal que celebrou o aniversário de criação do órgão e contou com a presença de diversas autoridades.
Criado em 1956, no Rio de Janeiro, ainda antes da inauguração de Brasília, o Gabinete de Representação de Goiás é ligado à Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serint) e responsável por articular os interesses do estado junto ao governo federal, buscar parcerias estratégicas, captar recursos e promover as potencialidades goianas.
Para o senador goiano Pedro Chaves, autor da proposta de sessão especial, celebrar a longevidade do escritório é reafirmar a importância do diálogo e a cooperação entre os estados e a capital federal. “Esse trabalho é fundamental para enfrentar os desafios contemporâneos”, observou o senador, também reforçando a importância de Goiás continuar presente, forte e respeitado no centro das decisões políticas.
A dimensão prática do trabalho desenvolvido pelo Gabinete foi ressaltada pelo secretário de Estado das Relações Institucionais, Armando Vergílio, ao destacar que a atuação da representação muitas vezes passa despercebida pela população, mas que é decisiva para conquistas estratégicas. “Seu papel muitas vezes é silencioso, mas absolutamente essencial, porque aqui, nesta capital, as decisões são tomadas diariamente e impactam significativamente a vida da população goiana”.

O chefe do Gabinete de Representação de Goiás em Brasília, Renatho Melo, aproveitou a ocasião para enaltecer o trabalho dos servidores goianos que, mesmo antes da inauguração de Brasília, já contribuíam de forma decisiva para a construção de um projeto nacional.
Para ele, a publicação do livro com a história do órgão é uma forma de repassar às novas gerações de servidores a importância da representação de Goiás em Brasília e também de aprender com a história. “Assim como o primeiro representante transmitiu às gerações seguintes a importância de representar Goiás com firmeza e dignidade, cabe a mim aprender com esse legado e também ensiná-lo”, afirmou.
A solenidade reuniu ainda a coordenadora da bancada goiana no Congresso, deputada federal Flávia Morais (PDT), que reforçou a parceria institucional, ao reconhecer a importância do suporte oferecido hoje pelo Estado de Goiás – através do Gabinete de Representação – ao trabalho dos senadores e deputados goianos na busca por atender as demandas da população junto ao governo federal.

A solenidade também contou com a presença da deputada federal Lêda Borges, o secretário da Retomada, César Moura, o ex-secretário de Estado das Relações Institucionais, o vereador goianiense Lucas Vergílio, e o presidente do Conselho dos Representantes Estaduais em Brasília (Conrep), José Pires, além de ex-representantes, prefeitos, deputados e servidores do estado de Goiás.
Fotos: Isabella Londe






