Vincent Moon realiza atividades no Cine Cultura nestas quarta e quinta-feiras


Em turnê pelo Brasil, o cineasta francês e explorador de sons Vincent Moon realiza atividades no Cine Cultura nos dias 27 e 28 de agosto. Estão programadas a videoconferência “O nomadismo contemporâneo e as novas tecnologias” e performance com a banda Vida Seca, com gravação ao vivo de Vincent Moon.

O evento em Goiânia é realizado pela Aliança Francesa com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) e Governo de Goiás. A entrada é gratuita.

 

Videoconferência

Na quarta-feira, 27 de agosto, às 19h30, o cineasta francês Vincent Moon exibe suas gravações ao redor do mundo, com projeção de filmes musicais gravados nos cinco continentes em uma videoconferência com a temática “O nomadismo contemporâneo e as novas tecnologias”. O material discute a procura da identidade através as estradas do mundo, em paralelo com os juventude de hoje e a intensa utilização das tecnologias, as redes sociais e a transformação dos egos e sua multiplicação. “Qual forma de sociedade nós construímos, em que nos pode parecer ser um caos generalizado?”, questiona o cineasta.

 

Performance

Será realizada também no Cine Cultura, na quinta-feira, às 20 horas, uma performance live da banda goiana de percussionistas Vida Seca, com gravação ao vivo feita pelo cineasta Vincent Moon.

 

Vincent Moon

O francês, conhecido pelo seu trabalho misto de imagem e música, se tornou popular na internet a partir da série de vídeos Take Away Shows, publicadas no site la Blogothéque, em que gravava em plano sequência sessões musicais improvisadas, com músicos dos mais diferentes lugares, com um registro peculiar e subjetivo. Em quatro anos, o cineasta conseguiu disponibilizar mais de duas centenas de vídeos desta série, registrando bandas como R.E.M., Arcade Fire, Echo & the Bunnymen, Yo la Tengo e Beirut. Em 2006, Moon tornou-se referência internacional ao inaugurar uma nova linguagem de registro musical. Até a década de 1990 investia-se alto em superproduções de videoclipes. Na ‘estética’ Moon, com a câmera mais livre, ele desloca o artista para ambientes e situações menos óbvias do que o palco, criando intimidade com cada pessoa que filma.

Moon tem viajado o mundo filmando artistas tradicionais, e em muitos países – Indonésia, Etiópia, Rússia, Ucrânia, Croácia, Austrália, Filipinas e Colômbia – registrando rituais e manifestações musicais que estão prestes a desaparecer. No Brasil já filmou Dona Iná, Tom Zé, Elza Soares, Ney Matogrosso, Thiago Pethit, Naná Vasconcelos, Jorge Mautner, Thalma de Freitas, e mais outra dezena de artistas. (via Cinefrance)

Confira o trabalho da banda goiana VIDA SECA nas páginas: http://www.vidaseca.com.br e http://www.facebook.com/vidaseca

 

Serviço:

Videoconferência “O nomadismo contemporâneo e as novas tecnologias” do cineasta francês Vincent Moon

Performance Live da banda VIDA SECA com gravação ao vivo de Vincent Moon

Data: 27 e 28 de agosto de 2014 (respectivamente)

Local: Cine Cultura – Centro Cultural Marietta Telles, Praça Cívica, nº2.

Horários: 19h30 (quarta-feira) e 20h (quinta-feira)

Informações: (62) 3201-4670

Programação: http://www.cineculturagoias.wordpress.com/programacao

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo