TeNpo: Mostra de Teatro de Porangatu começa nesta sexta-feira (29/03)

Festival realizado pelo Governo de Goiás leva ao município, no Norte do Estado, programação gratuita com espetáculos regionais e nacionais, oficinas e workshops

Com o tema “A arte nos conecta e transcende o tempo”, começa nesta sexta-feira (29/03), a 19ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo 2024). A programação é gratuita e segue até 07 de abril, com apresentações de dez grupos regionais, além de atrações nacionais, com Eri Johnson e Cláudia Ohana, cinco oficinas voltadas às artes cênicas e três workshops dedicados ao empreendedorismo cultural e artístico. O investimento do governo de Goiás nesta edição é de R$ 1,9 milhão.

Um dos destaques do TeNpo 2024 é a encenação da Paixão de Cristo, que será realizada na Sexta-Feira da Paixão, a partir das 20h. A tradicional procissão será celebrada na Prainha da Lagoa Grande, principal cartão postal porangatuense, com projeção mapeada.

Outra inovação do festival são as aulas de artes que serão oferecidas pelo Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), numa parceria inédita da Secult Goiás com a Secretaria de Estado da Retomada, que leva ação formativa e de capacitação ao público cativo do TeNpo.

As atrações artísticas da mostra serão abertas no dia 4 de abril, às 19h30, com o grupo goiano Ateliê do Gesto, que apresenta o espetáculo “Dança Boba” no Teatro Tatersal — estrutura montada na Orla da Lagoa Grande, no município. Ainda no primeiro dia do evento, às 16h30, será encenado o “Circo de Doisdo”, da companhia paulista Cia Pé de Cana, no palco da Lagoinha, no Setor Sol Nascente. Já às 17h30, é a vez do Grupo Farândola Teatro – Circo apresentar a montagem “A Orelha de Vicente”, no Teatro do Centro Cultural de Porangatu.

”Com apoio do governo estamos levando para o TeNpo uma ampla programação de espetáculos teatrais, de grupos goianos e de outros Estados, além ações formativas, divulgando e promovendo o acesso a cultura e fomentando o turismo na região. Serão 10 dias de muita arte e vivência cênica, e tudo gratuito”, ressalta a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

O roteiro completo das atrações do TeNpo pode ser acessado em: mostratenpo.cultura.go.gov.br/programacao-tenpo-2024.

Descentralização da arte
O TeNpo é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secult, em parceria com a Secretaria da Retomada e correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), via Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O evento conta ainda com a Prefeitura de Porangatu, o Sesc Goiás e Viking Cross academia como parceiros.

A mostra visa popularizar as artes cênicas e a formação artística, incentivando os artistas de Porangatu, da Região Norte goiana e de todo o Estado de Goiás, além de movimentar a cultura goiana, o turismo e a economia local.

Fotos: Secult Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo