Secult Goiás cancela eventos culturais e altera funcionamento de suas unidades
Medidas atendem determinação do Governo que visam a não propagação do novo coronavírus em Goiás
Em atendimento a determinação do Governo de Goiás, que está adotando uma série de medidas preventivas para evitar a propagação do novo coronavírus no Estado, dentre elas, a suspensão de pelos próximos 15 dias (até 28/03), de eventos públicos e privados, a Secretaria de Cultura (Secult Goiás), comunica o cancelamento, no período, de sua programação nas unidades da pasta, que inclui teatros, centros culturais, cinema, salas de exposições, bibliotecas e museus.
Eventos programados serão reagendados e as novas datas divulgadas assim que forem definidas. Todas as unidades da Secult/GO só funcionarão no âmbito administrativo, mas com alterações trazidas pelo Decreto Nº 9.633. Em relação aos servidores, haverá revezamento e escada da jornada de trabalho, especificamente para os que utilizam transporte coletivo, que terão horários diferenciados no expediente.
Outra exceção é para os funcionários maiores de 60 anos, pessoas com doenças graves ou respiratórias, pais com crianças que tiveram as aulas suspensas e gestantes, que terão direito ao teletrabalho.
No ambiente de trabalho, medidas de segurança já estão sendo adotadas, para maior ventilação, com janelas e portas abertas, se possível; afixação de cartazes educativos, disponibilizados pelo governo do Estado em local visível, bem como, a divulgação, por todos os meios de comunicação, com informação sobre os cuidados de saúde preventivos ao contágio do novo coronavírus, além da limpeza e cuidados com objetos e superfícies tocados com frequência.
Prevenção
As decisões emergenciais do Governo estão sendo tomadas em razão da pandemia do Covid-19, e como medida de segurança e cuidado com a saúde do público, artistas, funcionários e de toda a equipe envolvida nos trabalhos.
As normas tem o intuito de traçar um plano de ação para acompanhar e prevenir o alastramento do Covid-19 no Estado, com foco na segurança dos goianos.
O governo garante que a situação em Goiás será tratada com reponsabilidade e serenidade pela sociedade e pelo poder público, e espera contar com a participação e colaboração de toda a população, para que siga as recomendações de lavar as mãos com frequência, higienizá-las com álcool em gel, evitar aglomerações e apertos de mão já que essas são medidas que impedem que o vírus se espalhe.
Confira as unidades culturais que terão atividades suspensas até o dia 28 de março.
Arquivo Histórico Estadual, Biblioteca Braille, Biblioteca Estadual Pio Vargas, Centro Cultural Martim Cererê, Centro Cultural Oscar Niemeyer, Centro Cultural Octo Marques, Cine Cultura, Cine Teatro São Joaquim, Escola de Artes Visuais, Galeria de Artes, Frei Nazareno Confaloni, Galeria Sebastião dos Reis, Gibiteca Jorge Braga, Museu da Imagem e do Som de Goiás, Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu Ferroviário de Pires do Rio, Museu Pedro Ludovico, Museu Zoroastro Artiaga, Orquestra de Violeiros, Orquestra Filarmônica de Goiás, Palácio Conde dos Arcos, Teatro de Pirenópolis,Teatro Goiânia e Vila Cultural Cora Coralina.