Quinta Clássica da Filarmônica traz renomado regente ao Teatro Goiânia


O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), recebe nesta quinta-feira, 18 de agosto, mais um concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás dentro da  série Quinta Clássica. O espetáculo será as 20h30, sob a regência do renomado maestro italiano Matteo Pagliari e a participação do jovem pianista brasileiro Ronaldo Rolim. A entrada é gratuita.

No programa serão exeutados as obras Abertura Concertante, de Camargo Guarnieri, Concerto para Piano e Orquestra, de Mozart, Suíte Nordestina, de Mahle e a Sinfonia nº 2, de Beethoven.

O regente

Matteo Pagliari estudou com renomados nomes como Neil Thomson, Umberto Benedetti Michelangeli e Isaac Karabtchevsky. Foi diretor artístico e maestro do Coro da Cidade de Parma entre 1998 e 2001, e, nessa qualidade, trabalhou com a Orquestra Sinfonica dell’Emilia Romagna. Em setembro de 2005,  conquistou o 2º lugar na 5ª edição da  Vakhtang Jordania Competição Internacional de Regência.

O músico se apresentou com solistas como Juan Diego Florez, Daniela Barcellona, ​​Gregory Kunde, Patrizia Ciofi, entre outros. Matteo também foi professor de regência técnica na Scuola dell’Opera de Teatro Comunale em Bolonha durante três anos (2008 a 2010). Em outubro de 2012, publicou um livro, intitulado Invenzione uma devida voci – Una conversazione con Glenn Gould.

 

O pianista

Ronaldo Rolim vem se estabelecendo como um dos músicos mais completos de sua geração. Em 2015, foi um dos destaques do prestigiado Concurso Géza Anda, em Zurique, conquistando o 3º Lugar e prêmio de melhor interpretação da obra de Schumann. Com extensa atividade como recitalista e camerista,  tem se apresentado em importantes salas de concerto da Europa, Ásia e Américas. Como solista convidado, já se apresentou com várias orquestras brasileiras e internacionais, destacando-se concertos com a Tonhalle-Orchester e com a Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, além das Orquestras Sinfônica Brasileira e Filarmônica de Minas Gerais.

Em 2014 iniciou seu doutorado na Yale University (New Haven) sob orientação do pianista Boris Berman.

 

SERVIÇO:

Quinta Clássica com a Orquestra Filarmônica de Goiás

Data: Quinta-feira, 18/08

Local: Teatro Goiânia

Horário: 20h30

Solista: Ronaldo Rolim

Regente: Matteo Pagliari

Entrada gratuita


 






 
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo