Projetos de Inovação no Serviço Público
Projeto de Digitalização do acervo documental do Arquivo Histórico Estadual de Goiás
Objetivo:
O projeto consiste na digitalização do patrimônio documental custodiado pelo Arquivo Histórico do Estado de Goiás (AHEG), por meio de processos de digitalização, armazenamento digital e disponibilização digital para acesso público. O objetivo é proporcionar melhores condições de recuperação e segurança da informação, acesso imediato à informação desejada, facilidade de manuseio, qualidade de trabalho e produtividade, gerando maior satisfação e agilidade na busca da informação.
Execução:
Estratégia de di gi t a li z a çã o: a digitalização do acervo documental do AHEG está sendo realizada pelos próprios servidores. As etapas do processo de digitalização está organizada por: separação dos lotes higienização (retirada de clipes, grampos e outros que fizer necessário); recuperação dos documentos que estão com rasgos, bem como a recuperação das bordas dos mesmos; indexação, digitalização (produção de representantes digitais para guarda e acesso), conferência e armazenamento dos documentos. Neste momento está sendo digitalizada as caixas municipais seguindo a ordem alfabética das cidades. Sendo digitalizado completamente cada cidade por vez. Quando concluída digitalização de todos os municípios será iniciada a digitalização de outros setores do acervo.
Massa documental digitalizada: até o momento foram digitalizadas 134 caixas, totalizando 50.701(cinquenta mil, setecentos e um) páginas de documentos avulsos em formato digital. Neste já foram digitalizadas as caixas dos seguintes municípios: Catalão, Goiandira, Goianésia, Goiânia. Soma-se isto a digitalização já realizada anteriormente do acervo dos seguintes municípios: Aparecida de Goiânia, Abadiânia, Alto Paraíso de Goiás, Aurilândia e Aloândia, Anápolis, Anhanguera, Anicuns, Aruanã, Babaçulândia, Baliza, Bela Vista, Buenolândia, Buriti Alegre, Cachoeira – Alta, Caiapônia, Caldas Novas, Campinas, Campos Belos, Carmo do Rio Verde, Cavalcante, Corumbá de Goiás, Corumbaíba, Cristalina, Cristianópolis, Crixás, Cumari, Divinópolis de Goiás, Dores do Rio Verde, Edéia, Firminópolis, Flores de Goiás, Formosa.
Atividades complementares: A coordenação do AHEG realizou uma reunião Online com o Diretor do Arquivo Público de São Paulo, em busca de parcerias e treinamentos para descrição de Software (RDC-ARQ) e técnicas na digitalização e indexação do acervo. Com isto, foi agendado esse encontro para treinamento em agosto de 2023 na cidade de São Paulo.
Data prevista para conclusão: 24 meses.
Como utilizar?
O acervo digitalizado está armazenado em nuvem e disponível apenas para uso interno, porém, se for solicitado, pode ser fornecido via e-mail, até a criação de outro meio de disponibilização. Além disso, pode ser consultado presencialmente, na unidade do Arquivo Histórico.
Canais de atendimento e Responsável:
Gabriel Melo
Coordenador do Arquivo Histórico
E-mail: aheg@goias.gov.br