Paralelo 16 Mostra de Dança começa nesta quarta no Teatro Goiânia
Com cinco dias dedicados à dança, o Paralelo 16 – Mostra de Dança Contemporânea reúne espetáculos de diferentes Estados juntamente com oficinas com grandes nomes da dança nacional. Realizado entre os dias 13 e 17 de agosto, o evento ocorre no Teatro Goiânia e no Espaço Quasar. Em sua sexta edição, a mostra é idealizada pela produtora cultural Vera Bicalho e realizado pela Quasar Companhia de Dança, com patrocínio de O Boticário na Dança, por meio do Ministério da Cultura e da Caixa Econômica Federal.
Considerado um dos festivais de dança mais importantes do Centro-Oeste, a programação do Paralelo 16 reúne seis companhias que se apresentam durante a extensa programação: Balé do Teatro Guaíra, do Paraná; Nega Lilu Cia. de Dança, de Goiás; Nômades Grupo de Dança, de Goiás; Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias e Companhia de Danças de Diadema, ambas de São Paulo. Cada grupo desenvolve um diferente espetáculo no Teatro Goiânia.
Muito além de desenvolver apresentações artísticas, este ano o Paralelo 16 desenvolve oficinas com grandes nomes da dança nacional. No dia 16 de agosto, por exemplo, o coreógrafo do Núcleo de Pesquisa Merceara de Ideias, de São Paulo, Luiz Fernando Bonfiovanni chega a Goiânia e promove a oficina sobre improvisação e composição, das 10 às 13 horas. Já no domingo, 17 de agosto, é a vez dos pesquisadores Ana Bottosso e Ton Carbones, da companhia de Danças de Diadema, também de São Paulo, realizarem uma oficina com o título Dança Contemporânea e Poesia do Movimento.
Histórico
Em agosto de 2005, foi realizada pela primeira vez em Goiânia uma mostra não competitiva de dança, que trazia para a capital nomes de destaque da dança contemporânea brasileira. O primeiro Paralelo 16 foi realizado pela então Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel). Na ocasião, o Paralelo ocupou os palcos do Teatro Goiânia e do Centro Cultural Martim Cererê.
A partir da primeira edição surgiu uma necessidade de se produzir eventos ligados à dança em Goiás. A edição seguinte ocorreu em 2009, com a participação do grupo espanhol La Intruza Danza. Já em 2010, o Paralelo consolidou-se com sua terceira edição. Foi realizado no Teatro Madre Esperança Garrido e como atração internacional contou com a Compagnie Linga, da Suíça.
Em 2011, foi realizada a 4ª edição, levada para o Distrito Federal. Neste ano o evento foi pensado para aproximar duas cidades no processo de produção e divulgação da dança brasileira. Com o apoio da Funarte houve um mês da dança no Teatro Plínio Marcos. Uma série de espetáculos e oficinas de dança contemporânea fizeram parte da versão brasiliense. Na quinta edição, em 2013, grupos de diferentes estados promoveram um verdadeiro intercambio com companhias locais.
Programação
13 de agosto
A sagração da primavera
Balé do Teatro Guaíra (PR)
A Sagração da Primavera conta a história de uma jovem que é escolhida para ser sacrificada como oferenda ao deus da primavera em um ritual primitivo, a fim de trazer boas colheitas para a tribo. O espetáculo subverteu a estética artística da época. Sua ousada estreia gerou uma grande polêmica, escandalizando a sociedade francesa. A obra revelou a chegada do mundo moderno, renunciando ao universo da lógica e da objetividade.
14 de agosto
Nega Lilu
Nega Lilu Cia. de Dança (GO)
Espetáculo inaugural da Nega Lilu Cia de Dança, o duo de estilo contemporâneo Nega Lilu se apropria da narrativa de repertório sensorial, presente no livro Sem Palavras, de Larissa Mundim e Valentina Prado, para construir uma movimentação fluida, urgente, detalhista que para ser consumida, precisa se diluir, se fragilizar, como ocorre nos relacionamentos líquidos descritos pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman.
15 de agosto
Palavras em Giz
Nômades Grupo de Dança (GO)
Palavras em Giz é uma autobiografia coletiva que coloca em cena marcas pessoais. O encontro destas marcas gera desestabilização e, na instabilidade, provoca-se reatualizações, o momento ideal para o desassossego e, consequentemente, o surgimento de novas marcas. O tema deste trabalho é amparado pelas reflexões da psicoterapeuta Suely Rolnik e pela poética do escritor Fernando Pessoa.
16 de agosto
Nossos Sapatos
Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias (SP)
Nossos Sapatos fala de uma maneira especial sobre a vida. Mesmo que para chegar a isso, passe pelo seu oposto natural, a morte. O que fica quando uma pessoa não está mais? Como nos relacionamos com esse vazio? A relação que travamos com a ausência de uma pessoa querida é algo que pode ser tão variado quanto possível imaginar, e este trabalho não busca exaurir de modo algum essas relações, mas a partir de uma produção imagética e sonora, de corpo, movimento e relações intersubjetivas, este assunto é abordado.
17 de agosto
Paranóia
Companhia de Danças de Diadema (SP)
Os corpos gritam as vozes do poeta em frenética movimentação e almas tantas vezes sufocadas. Os elementos dramáticos de “Paranoia” se materializam como palavras impressas no muro de uma cidade imaginária. A incansável continuidade da noite-dia-noite, é como versos repetidos nos corpos em conflitos que reproduzem a dualidade dos sentimentos. Falar de um homem só, um fantasma da “selva de pedra” que traça a passos delirantes uma vida secreta, é falar de cada um de nós.
Inscrições para oficinas
Oficina I
Data: 16 de agosto (sábado)
Horário: 10h às 13h
Tema: Improvisação e composição
Ministrante: Luiz Fernando Bongiovanni (Núcleo de Pesquisa Merceara de Ideias – SP)
Oficina II
Data: 17 de agosto (domingo)
Horário: 10h às 13h
Ministrantes: Ana Bottosso e Ton Carbones (Companhia de Danças de Diadema – SP)
Tema: Dança Contemporânea e Poesia do Movimento
Local: Espaço Quasar (Rua T-28, 717, Setor Bueno)
Serviço
Paralelo 16 – Mostra de Dança Contemporânea
Data: 13 a 17 de agosto
Local: Teatro Goiânia / Espaço Quasar
Entrada: R$ 10 inteira / R$ 5 meia (estudantes, idosos, cartão unimed). 50% de desconto no valor da inteira, doando 1 litro de óleo vegetal
Contatos para Imprensa
Quasar Cia de Dança – (62) 3251-5580
Clenon Ferreira (Assessoria de Comunicação) – (62)81143545