Novo formato leva Canto da Primavera a todos os cantos de Pirenópolis


Pela primeira vez em 17 anos, o Canto da Primavera está sendo realizado em dois finais de semana. Mais de 40 atrações musicais, incluindo artistas nacionais e internacionais, oficinas, rodas de conversa e palestras compõem a programação do evento, que é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) em parceria com a Rede Sociocultural.

Mas a temporalidade do festival não é o único diferencial desta edição. Outro ponto de destaque é a descentralização das atividades do centro histórico de Pirenópolis para alcançar um número maior de pessoas da comunidade local, o que reforça a proposta de que o evento integre o público por meio da arte e da música.

Cerca de dez locais na cidade recebem atividades do Canto 2016, como o Teatro Sebastião Pompeu de Pina, Cine Pireneus, Praça do Coreto, Igreja do Bom Fim e escolas, além dos cortejos realizados pelas ruas de Pirenópolis. Todas as atividades do festival são gratuitas.

“O grande diferencial dessa edição está bem representado na própria hashtag do evento (#encantoemcadacanto), pois estamos ocupando cada canto da cidade com alguma atividade do festival e, portanto, democratizando bastante o acesso do público”, contou Fernando Santos, diretor da Rede Sociocultural e coordenador geral do Canto 2016.

Até o fim do festival, serão ofertadas dez oficinas, quatro delas dedicadas ao público infantil. Essa é a primeira vez que as crianças são atendidas com atividades voltadas exclusivamente para elas. Só nesse primeiro final de semana mais de 50 meninos e meninas passaram pelo Coepi (Comunidade Educacional de Pirenópolis) e aprenderam mais sobre as sonoridades presentes no nosso cotidiano. A Escola Municipal Dom Emmanoel Gomes também recebeu atividades para os pequenos com a oficina Cantinho Sonoro, conduzida pelos músicos e educadores Isabella Rovo e Victor Batista.

Shows

A primeira etapa do festival ocorreu entre os dias 20 e 23 de outubro e foi dedicada a apresentações acústicas. Nesse primeiro momento do evento, 17 espetáculos foram apresentados, além de oficinas de baixo, guitarra e bateria e duas oficinas infantis.

A abertura foi marcada pelo show da Banda Pife Muderno, que convidou o cantor Lenine para dividir o palco. Em um espetáculo radiante, os músicos envolveram toda a plateia e logo mostraram que a 17ª edição do Canto da Primavera veio para fazer história.

 

Segunda etapa

A segunda etapa do Canto 2016 será realizada entre os dias 27 e 30 de outubro. Serão 26 apresentações musicais, uma batalha de MC’s e cinco oficinas, além de rodas de conversas.

Entre apresentações regionais e nacionais, o segundo fim de semana do festival vai contar com a apresentação da banda argentina Babel Orkesta. O grupo, que vai se apresentar no palco principal, vai ser o responsável pelo encerramento dos shows do dia 27 de outubro (quinta-feira).

Um dos objetivos do novo formato do Canto da Primavera é expandir o número de atividades do festival, incluindo mais shows e oficinas.

Confira a programação completa em: http://canto2016.com.br.

 


 

 
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo