Museu da Imagem e do Som recebe exposição “Circuito das Cavalhadas”

Com a presença do governador Ronaldo Caiado, mostra foi inaugurada nesta sexta-feira (10/05), abrindo oficialmente o início dos festejos em 15 municípios goianos e pretende trazer para a capital as manifestações populares e tradicionais realizadas no interior

A inauguração de uma exposição, no Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS), marca a abertura oficial do Circuito das Cavalhadas 2024. A mostra artística foi inaugurada nesta sexta-feira (10/05), com a presença do governador Ronaldo Caiado e da secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, e fica em cartaz até o dia 28 de maio. A coletiva “Circuito das Cavalhadas” reúne obras em escultura de Valmir Neves e Viníciu Fagundes, grafite da artista Thainá Junger, fotografias de Michelly Matos e vídeos da Kam Filmes.

A mostra traz personagens das Cavalhadas em cerâmica, esculturas botânicas de frutos secos do Cerrado, grafite com os principais ícones dos festejos, além de  vídeos que revelam as singularidades das encenações dos 13 municípios participantes do Circuito das Cavalhadas em 2023. Em 2024, 15 cidades realizarão seus circuitos, com investimento de R$ 4,4 milhões em recursos do Estado.

Os vídeos selecionados para a exposição apresentam as singularidades das encenações dos 13 municípios participantes do Circuito das Cavalhadas em 2023.

Para o artista Valmir Neves, criador das esculturas,  receber o convite para participar da mostra foi um desafio gratificante. “Nunca tinha feito personagens desse tamanho, foi uma experiência maravilhosa. Estou muito orgulhoso de incluir a arte popular nas manifestações culturais do Estado”, comenta.

A grafiteira e muralista Thainá Junger explica que, para desenvolver a arte, baseou sua pesquisa, principalmente, em materiais de audiovisual. “Vi muitos vídeos e fotos, de vários anos de festa. O que mais me marcou foram as crianças, levando a tradição e os mascarados. Me encontrou muito a estética da festa, com as máscaras”, conta.

Viniciu Fagundes, engenheiro ambiental e artista goiano, retrata a cultura das Cavalhadas e o Cerrado, bioma que ele tem como referência na sua arte. “A base do meu trabalho são elementos naturais do Cerrado, coletados no Estado inteiro, principalmente na região de Pirenópolis,  como espécies, frutos secos de árvores, que passam por um processo de tratamento até elas chegarem no ponto de serem utilizadas como matéria-prima”, detalha.

A secretária Yara Nunes reforça que, além da exposição, o público poderá conferir a edição 2024 do fotolivro das Cavalhadas. “Está muito bonito, com registros únicos dessa tradição tão importante e rica em beleza que temos em Goiás e que estamos cada vez mais fortalecendo, para as futuras gerações”, frisa.

A partir do dia 16 de maio, as esculturas serão serão expostas no estande da Secult Goiás na Pecuária, para apreciação do público até o dia 26 de maio. O restantes das obras continuam em cartaz do MIS até o dia 28 deste mês.

Início do Circuíto das Cavalhadas

O município de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, será o primeiro a encenar as Cavalhadas em 2024, neste sábado (11/05), conforme calendário oficial divulgado pelo governador Ronaldo Caiado e pela secretária de Estado da Cultura (Secult), Yara Nunes, nesta sexta-feira (10/05), em coletiva de imprensa no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, em Goiânia.

Serviço:

Exposição: Circuito das Cavalhadas
Visitação: Em cartaz até o dia 28 de maio
Funcionamento: Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Museu da Imagem e do Som (Centro Cultural Marietta Telles Machado, Praça Cívica, Goiânia)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo