Mais de 30 municípios participam do Encontro Regional de Cultura em Jataí
A caravana itinerante tem percorrido várias regiões do Estado, auxiliando e capacitando as cidades na operacionalização da Lei Paulo Gustavo
O 6° Encontro Regional de Cultura foi realizado nesta quarta-feira (31/08), na cidade de Jataí, região Sudeste do Estado. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), tem o objetivo de capacitar e auxiliar os municípios goianos a operacionalizar a Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo.
O encontro teve como sede a unidade do Sesc de Jataí, e reuniu representantes de 34 cidades, que puderam conhecer um pouco mais sobre os trâmites e tirar dúvidas da Lei de Incentivo que irá destinar R$ 129 milhões para o setor cultural.
A ação tem como público-alvo prefeituras e seus gestores de cultura, mas artistas, produtores, associações e pessoas ligadas ao segmento cultural também puderam participar. A principal meta é esclarecer e simplificar, nesta fase de implementação, todo o processo da lei e sua adequação orçamentária. “Queremos que os municípios manifestem o interesse em aderir ao projeto de lei, reforça o secretário de Estado da Cultura”, Marcelo Carneiro.
O polo cultural em Jataí compõe 18 municípios e, além desses, compareceram no encontro outras 16 cidades que puderam conhecer melhor o processo que rege a lei, saber sobre projetos, captação e prestação de contas. Na sequência, o próximo encontro já tem data, será em Ipameri, nesta sexta-feira (02/09).
O secretário estadual de Cultura, Marcelo Carneiro, ressaltou a importância dos Encontros Regionais. "Eu trago aqui o espírito do governador, que é o de interiorização da cultura, de apoio às festividades. Estamos trabalhando nesse sentido e queremos que os municípios se apropriem e desenvolvam projetos. Entendemos que esse é o início de um caminhar para construirmos um relacionamento de parceria, esse é o nosso objetivo".
“Nossa expectativa é que os municípios tenham a oportunidade de dialogar, tirar dúvidas e estreitar os caminhos para o acesso aos benefícios da Lei Paulo Gustavo, que é uma lei municipalista relevante para desenvolvermos a cultura do Estado", reforçou o titular da Cultura", disse o titular da Cultura.
O prefeito de Jataí, Humberto Machado, falou da satisfação em sediar o encontro e da importância da secretaria de Cultura em levar ações como esta para o interior do Estado. "É importante qualificar os municípios para que os artistas tenham acesso aos recursos de forma correta e para que haja legalidade no uso desse fomento, sem nenhum prejuízo aos cofres públicos. Graças a Deus esse país está voltando os olhos para a cultura", finalizou.
A secretária de Cultura de Jataí, Emilia Carvalho, disse estar entusiasmada com toda essa movimentação do Encontro Regional, que vai servir para ensinar os municípios a usarem esses recursos, e espera que desta iniciativa possam surgir novas ideias e novos projetos que valorizem os artistas e a cultura local. “Nosso desejo é que os governantes continuem apoiando a nossa cultura”, concluiu.
Marina Silveira, presidente da Câmara municipal de Jataí, agradeceu o apoio e o empenho que o governo do Estado e a Secult vem demonstrando para os municípios, em especial, para Jataí, cidade que vem crescendo a passos largos para o turismo. “Somos o celeiro da música, o celeiro da arte e caminhamos a passos largos para o turismo e, por isso, é imprescindível que a cultura acompanhe esse caminhar”, disse Marina.
Fomento
A Lei Paulo Gustavo é um projeto de incentivo do governo federal que se destina a fomentar as atividades do setor cultural. A nova legislação direciona recursos do superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados e municípios, e garantirá o investimento para a realização de atividades emergenciais ou repassadas para artistas e gestores por meio de certames e seleções simplificadas.