IV Bienal Internacional do Cinema Sonoro (BIS) começa nesta segunda-feira (23/09)

Evento conta com apoio da lei federal Paulo Gustavo operacionalizada pela Secult Goiás e terá programação 100% gratuita, com mostras competitivas, mesas-redondas, palestras e uma masterclass

A IV Bienal Internacional do Cinema Sonoro (BIS) começa nesta segunda-feira (23/09) com programação gratuita e presencial na capital e em Aparecida de Goiânia. A primeira atividade será a oficina “As mulheres compositoras de música de cinema no Brasil e no Centro-Oeste”, às 14h, no Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS). Já a abertura oficial será na terça-feira (24), no Cine Ritz, às 19h.

O evento possui foco na importância do som na narrativa audiovisual e reúne profissionais, estudantes e entusiastas do cinema. Nesta edição, a BIS conta com apoio financeiro da lei federal Paulo Gustavo, operacionalizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A programação se estende até 29 de setembro, domingo próximo, com três mostras competitivas de filmes nacionais e internacionais, além de sessões especiais de cinema francês, incluindo uma conferência de abertura. As exibições das mostras serão no Cine Ritz, em Goiânia.  Outro ponto de destaque desta edição é a Mostra Acessibilidade – com sessões dedicadas e adaptadas para pessoas com deficiências auditivas ou surdas.

A IV BIS contará também com palestras, mesas-redondas e uma masterclass, para proporcionar um rico intercâmbio entre profissionais e especialistas na área de cinema e som. Os workshops e demais atividades formativas serão realizados em espaços como o Teatro Sesc Centro, o Hotel Real Executive, em Aparecida de Goiânia, e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), unidade Laranjeira. Toda a programação pode ser acessada gratuitamente pelo aplicativo da BIS para dispositivos móveis ou pelo site do evento (https://bis.art.br/).

Um destaque inédito desta edição é a parceria com o 1º Festival Nacional de Foley, que expandirá as atividades do evento, oferecendo oficinas de mixagem, áudio para jogos, foley, som direto e audiodescrição.

Os organizadores também incentivam a sustentabilidade durante o evento. Para reduzir o uso de papel, a programação completa está disponível para download no link https://bis.art.br. O objetivo é evitar a poluição urbana e preservar o meio ambiente.

IV BIS

Ao todo, a Bienal 2024 recebeu inscrições de 26 países. Foram selecionadas 28 produções, entre elas, sete internacionais, que serão exibidas a partir do dia 24 de setembro.  Entre os selecionados, estão curtas e longas do Brasil, França, Irã, Argentina, China, Reino Unido, Venezuela e uma coprodução entre Brasil e Colômbia.

Os longas e curtas-metragens compõem as 3 mostras competitivas do festival: Mostra Internacional de Longa-Metragem, Mostra Nacional de Longa-Metragem e a Mostra de Curta-Metragem.

O festival

A Bienal Internacional do Cinema Sonoro – BIS é promovida pela F64 Filmes, produtora de cinema sediada em Goiânia, Goiás. Herdeira e um dos frutos do Cineclube Antônio das Mortes, criado em 1977, presente em mostras, debates e produções independentes, a F64 Filmes nasceu em 2013 por iniciativa de Belém de Oliveira, Wadih Elkadi e Victor Arantes para desenvolver projetos audiovisuais de força política e estética voltados para o mercado nacional e internacional. A primeira BIS foi realizada em 2017, no Cine Ritz.

Serviço:

IV Bienal Internacional do Cinema Sonoro (BIS)

Abertura: Terça-feira (24/09) – Cine Ritz (19h)

Programação : https://bis.art.br/

Entrada gratuita

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo