Governo de Goiás realiza atendimento para ajudar artistas no processo de inscrição em editais da Lei Aldir Blanc

Posto fixo será instalado na sede do Mais Crédito, na Av. Anhanguera, nº 5311, Centro, Goiânia. Interessados precisam agendar horário com antecedência, pois haverá orientação sobre documentação exigida

 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza, a partir da próxima segunda-feira (16/08), atendimento presencial de instrução e apoio para inscrições nos editais da Lei Aldir Blanc. O público-alvo da ação são artistas e fazedores de cultura que estejam com dificuldades técnicas para inscrever seus projetos nos certames.

Para evitar aglomeração, os atendimentos serão por agendamento e ocorrerão na sede do Mais Crédito (Av. Anhanguera, nº 5311, setor Central, Goiânia), de segunda a sexta-feira, em horário comercial. A iniciativa se estenderá até 3 de setembro, último dia de inscrição nos editais.

Os contatos para agendar o horário com a equipe são (62) 3201-4608/04 ou, ainda, pelos números de WhatsApp  (62) 98237-0116 e (62) 98237-0120.

 

Pré-atendimento

Ao entrar em contato para agendar o horário, o proponente será orientado sobre quais documentos precisará reunir antes de se dirigir para o posto presencial. Para efetivação do atendimento, é preciso que o candidato já tenha seu projeto escrito/elaborado, ou seja, que tenha lido o edital ao qual sua arte se enquadra e, se possível, tenha assistido à série de lives que a secretaria tem realizado diariamente desde o dia 30 de julho. Os vídeos de tira-dúvidas estão disponíveis no canal da Secult Goiás no YouTube.

São parceiros da iniciativa as secretarias de Estado da Retomada, de Desenvolvimento Social (Seds), e da Indústria, Comércio e Serviços de Goiás (SIC).

 

Busca ativa

Segundo o secretário de Estado de Cultura, César Moura, disponibilizar equipes específicas para ajudar artistas a se inscrever nos editais é uma forma de alcançar quem realmente precisa e tem direito ao benefício da Lei Aldir Blanc.

“Esta é apenas uma das frentes de ação. Temos, também, servidores indo diariamente ao interior para treinar multiplicadores sobre os editais da Lei Aldir Blanc, para dar suporte aos artistas locais”, conta César.

No dia 5 de agosto, a Secult Goiás realizou busca ativa de artistas de rua em Goiânia e, em parceria com a Seds, realizará entre os dias 11 e 13 de agosto mutirão de atendimento específico para artistas em situação de vulnerabilidade, uma vez que, entre os 20 editais, há certame especifico para a área de direitos humanos.

“Nosso objetivo é entregar essa ajuda àqueles artistas que nunca se inscreveram em editais ou que não tiveram acesso à escola, por exemplo, mas que realizam verdadeiras obras de arte ou artesanato. A equipe está orientada a pegar na mão desse artista se preciso for”, destaca o secretário, pontuando que, por se tratar de recurso público, algumas exigências documentais são necessárias para resguardar tanto o beneficiado como a própria Secult Goiás, que operacionaliza os valores federais.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo