Goiás possui dois cinemas entre os mais modernos do país

As salas públicas administradas pelo Governo de Goiás estão entre as quatro melhores do Brasil em tecnologia
Goiás se destaca no cenário cinematográfico nacional com a modernização do Cine Cultura, em Goiânia, e do Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás. Ambos agora contam com projetores de última geração, tecnologia presente em apenas quatro cinemas do país – um no Rio Grande do Sul, um em São Paulo e dois em Goiás. As melhorias foram viabilizadas por meio da Lei Paulo Gustavo, com recursos operacionalizados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
O governador Ronaldo Caiado destacou a importância dos dois cinemas durante a entrega da modernização do Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, na última quarta-feira (19/3). “Agora estes cinemas possuem projetores de última geração, presentes em apenas quatro lugares no Brasil. Estes são os únicos dois cinemas públicos no Brasil que atingiram essa excelência até o momento. Isso é algo que dá condição as pessoas de vir aqui assistir a melhor projeção em oferta no mundo”, comemorou Caiado.
O Cine Cultura, tradicional sala da capital, passou por uma revitalização completa iniciada em agosto de 2024, com investimento de R$ 2,1 milhões. A reforma, realizada pelo Governo de Goiás, incluiu projetor digital 4K, tela widescreen, som digital, climatização e acessibilidade com rampas e poltronas especiais, e foi concluída em janeiro deste ano. Com 35 anos de história, o espaço segue como referência em cinema alternativo e debates sobre a sétima arte.
Já o Cine Teatro São Joaquim, o mais antigo do estado, recebeu 60 novos equipamentos, incluindo projetores 4K e som de alta qualidade. O espaço, que já abrigava atividades teatrais, agora oferece também uma programação cinematográfica moderna. Outra novidade é a opção de pagamento via Pix, além de dinheiro, para os ingressos em ambos os cinemas.
Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a modernização dos dois cinemas geridos pelo Estado de Goiás é um marco para a cultura goiana. “Agora Goiás também está virando referência na gestão de espaços públicos, como esses dois cinemas que foram modernizados. Com essas melhorias, proporcionamos espaços mais inclusivos e tecnologicamente avançados, que valorizam o cinema como um importante instrumento de democratização cultural, além de um legado para as futuras gerações”, frisa a titular.







