Fome e Francofonia estreiam nesta quinta-feira no Cine Cultura


Drama social e a exploração das relações entre arte e poder são temas dos filmes que ocupam essa semana a tela do Cine Cultura, unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). Estreia nesta quinta-feira, 6/10, a produção nacional Fome, de Cristiano Burlan, com sessões às 16h30 (segunda a sexta-feira) e 16h (sábado, domingo e feriado). Também entra em cartaz na sala o longa-metragem Francofonia – Louvre Sob Ocupação, o novo filme do mestre do cinema russo Aleksandr Sokurov, no horário das 21h (segunda a sexta-feira) e 20h (sábado, domingo e feriado).

E continua em exibição por mais uma semana o documentário Aquarius, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, com sessões às 18h30 (segunda a sexta-feira) e 17h30 (sábado, domingo e feriado). É uma ótima oportunidade para quem ainda não viu conferir a produção estrelada por Sônia Braga.

Confira:

Em meio a documentário e ficção, o longa-metragem Fome aborda a desigualdade social no Brasil, trazendo como protagonista o crítico e professor de cinema Jean-Claude Barnardet. A trama se passa nas ruas de São Paulo, em que um morador de rua vaga pela cidade, buscando um lugar onde dormir e água para se lavar. Aos poucos, vão surgindo mais sobre este homem que já foi um renomado professor da USP e hoje mora nas ruas por opção. Uma jovem pesquisadora, fascinada com o caso do ambulante que batiza de Malbou, começa a refletir sobre as maneiras de ajudar pessoas nessas condições.

Em Aquarius, o diretor Kleber Mendonça mostra o drama de Clara (Sonia Braga), uma jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Avenida Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessados em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia. A obra foi vencedora do prêmio de melhor filme segundo o júri do World Cinema Amsterdam, festival de cinema da Holanda, de 2016.

Já o filme Francofonia – Louvre Sob Ocupação é uma homenagem ao museu do Louvre, em Paris, que completou esse ano 223 anos de sua inauguração. O roteiro da obra traz dois homens extraordinários: Jacques Jaujard, diretor do Louvre, e o Conde Wolff-Metternich, general da ocupação nazista em Paris. Inimigos e posteriormente colaboradores, formaram uma aliança que seria a força por trás da preservação de tesouros do museu francês.

Explorando as relações entre arte e poder, o filme mostra o museu do Louvre como um exemplo vivo da nossa civilização. Misturando elemento de documentário e ficção, o diretor Alexander Sokurov reflete sobre o papel da arte em meio ao um dos conflitos mais sangrentos já vistos.

 

Programação da sala:

 

Filme: Fome (Estreia)

Direção: Cristiano Burlan

Gênero: Drama

Nacionalidade: Brasil

Sessões: 16h30 (segunda a sexta) e 16h (sábado, domingo e feriado)

Classificação: 12 anos

 

Filme: Aquarius

Direção: Kleber Mendonça Filho

Gênero: Drama

Nacionalidade: Brasil / França

Sessões: 18h30 (segunda a sexta) e 17h30 (sábado, domingo e feriado)

Classificação: 16 anos

 

Filme: Francofonia – Louvre Sob Ocupação (Estreia)

Direção: Aleksandr Sokurov

Gênero: Drama

Nacionalidade: França, Alemanha e Holanda

Sessões: 21h (segunda a sexta) e 20h (sábado, domingo e feriado)

Classificação: 10 anos

 

Local: Cine Cultura – (Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica)

Ingressos: R$8 reais (Inteira) e R$4 reais (Meia). Pessoas acima de 60 anos têm acesso livre

Contato: (62) 3201-4670

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo