Filme de animação goiano é indicado ao grande prêmio do cinema nacional

Produzida com apoio do Governo de Goiás, “A Ilha dos Ilus” homenageia os destaques do cinema brasileiro. Cerimônia de premiação será realizada no dia 28 de agosto, no Rio de Janeiro

“A Ilha dos Ilus”, filme de animação goiano, dirigido por Paulo G. C. Miranda, foi indicado ao Prêmio Grande Otelo, a maior honraria do cinema nacional, que homenageia os destaques do cinema brasileiro. A cerimônia de premiação será realizada na próxima quarta-feira (28/08), às 21h, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com transmissão pelo Canal Brasil e pelo YouTube da Academia Brasileira de Cinema (https://www.youtube.com/@academiabrasileiradecinema4656). Este é o primeiro longa-metragem de animação da história do Estado a ser indicado ao prêmio, destacando a produção audiovisual goiana no cenário nacional.

O Prêmio Grande Otelo, anteriormente conhecido como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, é uma das principais honrarias do cinema nacional. Em sua edição de 2024, a disputa conta com a participação de mais de 200 profissionais e 39 longas-metragens brasileiros, além de produções ibero-americanas e curtas-metragens de diversas categorias.

A “A Ilha dos Ilus” é realizada pela Mandra Filmes, empresa goiana que tem se destacado no cenário audiovisual, com exibições de seus trabalhos em plataformas como Prime Video, Telecine, TV Cultura e TV Brasil, e a distribuição é pela Elo Studios. A obra foi produzida com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Ancine, Fundo Setorial do Audiovisual, além de patrocínios e apoio do Governo de Goiás, por meio da Lei Aldir Blanc e do Programa Goyazes, mecanismos gerenciados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Reconhecimento

O diretor Paulo G. C. falou sobre a indicação para o Prêmio Grande Otelo, e sobre o fato de ser a maior bilheteria de um filme goiano depois de um longo período. “A repercussão do filme A Ilha dos Ilús e a nossa participação no Prêmio Grande Otelo, é algo que vai além do reconhecimento pelo trabalho que a gente desenvolve aqui na Mandra. A gente se junta a outros amigos da animação goiana, para colocar o Estado de Goiás na rota do mercado de animação nacional e internacional, e isso não é pouco. É um mercado que gera emprego, renda, além de cultivar talentos, que vão deixar sua marca no mundo. Então, coroar toda essa história, com a indicação pro Prêmio Grande Otelo, é um momento muito especial para todos nós aqui da Mandra. É uma bela coroação dessa trajetória, de mais de 20 anos”, destacou.

Na disputa pelo título de Melhor Longa-Metragem de Animação, “A Ilha dos Ilus” concorre com outras quatro produções: “Bizarros Peixes das Fossas Abissais”, de Marão; “Chef Jack, o Cozinheiro Aventureiro”, de Guilherme Fiuza Zenha; “Perlimps”, de Alê Abreu; e “Uma Noite Antes do Natal”, de Nelson Botter Jr.

Maior bilheteria de um filme goiano

Com direção de Paulo G. C. Miranda e produzido pela Mandra Filmes, “A Ilha dos Ilus” estreou nos cinemas comerciais em setembro de 2023, após passar por diversos festivais nacionais e internacionais. O filme é voltado para o público infantil de 5 a 12 anos, e já é a maior bilheteria de um filme goiano desde a retomada do cinema brasileiro, em 1995.

O roteiro da obra conta a história de Pocó, um cachorro que, ao ser enviado para a família errada, precisa retornar à ilha onde tudo começou. Durante a aventura, Pocó se junta a um grupo de animais rejeitados para encontrar uma passagem secreta, enfrentando uma força maligna no processo. A animação aborda temas como diversidade, amizade e companheirismo, utilizando o humor para revisitar fábulas tradicionais.

A trajetória de “A Ilha dos Ilus” inclui participações em 17 festivais nacionais e internacionais, com prêmios de Melhor Longa de Animação e Melhor Desenho de Som no 7º Five Continents International Film Festival, na Venezuela, e o título de Best Feature Animated Film no Moscow International Children’s Film Festival, na Rússia.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo