Fica 2024 terá mostra competitiva de cinema indígena

Novidade da programação, a mostra terá premiação de R$ 10 e R$ 5 mil para produções brasileiras

A 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) terá uma novidade na programação de filmes com a inclusão da Mostra de Cinema Indígena e de Povos Tradicionais. As inscrições para a competição estão abertas e vão até o dia 8 de março.

Podem se inscrever nesta categoria curtas (até 30 min.) ou longas (acima de 70 min.) brasileiros de qualquer duração e gênero, lançados a partir de 1º de janeiro de 2022, que tenham como diretor ou produtor, pessoa comprovadamente pertencente a comunidade indígena ou tradicional.

Outro requisito é que a obra participante não tenha sido selecionada para qualquer das mostras competitivas em edições anteriores do Fica. Os filmes vão ser selecionados por um curador ou curadora que seja indígena ou de povo tradicional.

Voltada especificamente para realizadores indígenas, a mostra visa suprir uma lacuna no cenário do audiovisual brasileiro que conta ainda com poucas iniciativas com esse perfil.

Paralelo à mostra será realizado também o Fórum de Cinema Indígena e de Povos Tradicionais com mesas de debates, específicas dentro do fórum, com convidados ligados ao audiovisual indígena, com objetivo de discutir os caminhos dessa produção.

Fica 2024

Um dos mais importantes e representativos do segmento audiovisual do mundo, o Fica será realizado de 11 a 16 de junho, na cidade de Goiás. A 25ª edição do festival é promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secult, com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), em parceria com as secretarias de Estado da Retomada e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo