Embaixadores participam de abertura das Cavalhadas em Pirenópolis

Leo Iran
















As tradicionais Cavalhadas de Goiás fazem parte do calendário cultural e chamam a atenção nacional e internacional. O governador em exercício de Goiás, José Eliton, e a secretária Raquel Teixeira, de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) receberam nesse domingo, 15/5, em Pirenópolis, uma comitiva de embaixadores para conhecerem a festa.

Na comitiva, estavam os embaixadores Horácio Borja (Equador), Julio Monteiro (Guatemala), Francisco Ribeiro (Portugal), Leonit Krudets (Belarus), João Caetano Pereira (embaixador aposentado de Portugal) e Herná Chiriboga, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (ICA).

Os embaixadores assistiram junto ao governador, secretária, prefeito de Pirenópolis, Nivaldo de Melo, e outras autoridades a abertura das Cavalhadas no Cavalhódromo, onde serão realizadas até amanhã, 17/5, as encenações dos embates entre os exércitos de mouros e cristãos.

Para a secretária Raquel Teixeira, a vinda dos embaixadores foi muito oportuna. “Eles trazem a cultura de seus países e tem profundo interesse pela cultura do Brasil. Com a proximidade de Brasília com Pirenópolis, nós os convidamos para conhecer de perto as Cavalhadas”, disse Raquel. A vinda da comitiva foi uma oportunidade para promover a cultura goiana para o mundo.

A abertura das Cavalhadas teve apresentação da Banda Fênix e de grupos de danças folclóricas, como congo, congada, fatura, pastorinhas e a entrada dos mascarados. O imperador deste ano, Genivaldo de Sá, também participou da solenidade, ao lado do novo imperador sorteado para o próximo ano, Luis Carlos Cardoso da Silva.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo