Curta goiano “Consumidos” terá estreia gratuita neste sábado (21)
Produção conta com apoio da lei federal Paulo Gustavo e do Fundo de Arte e Cultura de Goiás. A obra traz no roteiro o dilema da desigualdade social
Será neste sábado (21/09), o lançamento do filme “Consumidos”, da produtora goiana Caolha Animation, em parceria com a Animatriz Studio. Com direção do cineasta Caco Pereira, o roteiro segue Lázaro, um personagem que anseia em comer alimentos verdadeiros pelo menos uma vez na vida. O filme terá sessão gratuita, às 18h, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer. Antes, às 17h, será exibida uma sessão voltada a pessoas com deficiência visual e auditiva, também gratuita.
O curta é realizado com recursos da lei federal Paulo Gustavo, e do Fundo de Arte e Cultura, do Governo de Goiás, mecanismos operacionalizados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
“Consumidos” mostra uma sociedade dividida em que as pessoas de alta renda podem usufruir de diversos prazeres, inclusive o de comer bem. Enquanto isso, a camada mais pobre trabalha sem parar e possui alimentação somente à base de pílulas, por falta de tempo e dinheiro. Com duração de 15 minutos e muita ação, o filme provoca discussões sobre temas relevantes que já impactam nosso presente, como meio ambiente, segurança alimentar e dignidade social.
O curta foi premiado na Mostra Washington Novaes, do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2024), uma das mais importantes do festival. Segundo Caco Pereira, a inspiração para o filme veio de uma experiência pessoal: “Veio de um momento em que estava trabalhando muito e não me alimentava direito por falta de tempo, comendo muita comida industrializada. Na época, comecei a tomar suplementos alimentares para suprir esse déficit”, conta o diretor.
Acessibilidade e inclusão
A data da première coincide com o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (21/09), e o evento terá uma sessão com acessibilidade, reforçando o compromisso com a inclusão cultural. “Espero que os cinemas e as distribuidoras possam estar cada vez mais equipados para receber as pessoas com deficiência, sejam físicas ou sensoriais. E que os produtores também se atentem para colocar ferramentas de acessibilidade nos filmes, como audiodescrição, legendas descritivas e janela de libras. Só assim podemos criar uma sociedade inclusiva, seja na cultura, no exercício da cidadania, ou no direito à locomoção”, afirma Caco Pereira.
Caco também reforça a importância de tornar o cinema acessível não só para o público, mas também para os produtores da comunidade PCD: “Os filmes — assim como outros produtos culturais — são ferramentas importantíssimas de educação, de debate, de questionamentos sociais, e por isso devem ser acessíveis a toda a comunidade. E não só no sentido de assistir, mas também no de produzir, para que a comunidade PCD possa levar seus questionamentos à grande tela¨, destaca.
Audiovisual goiano
Exibir “Consumidos” em um cinema de alta qualidade técnica como o CineX é uma oportunidade significativa para o audiovisual goiano. Iuri Moreno, CEO e diretor executivo da Caolha Animation, destaca a importância de lançar o filme nesse espaço: “É um cinema que está sempre aberto para receber mostras, festivais e lançamentos de filmes locais, oferecendo muita qualidade para o público, tanto técnica quanto de conforto. Então, levar um curta como ‘Consumidos’ para esse espaço valoriza e traz visibilidade a obra que produzimos”, comenta.
Sobre a Caolha Animation
A Caolha Animation Studios produz longas, curtas e séries de animação com foco em questões sociais, ambientais e educativas, valorizando a pluralidade cultural brasileira. Idealizada pelo cineasta goiano Iuri Moreno em 2016, a produtora já participou de mais de 400 festivais, incluindo 10 qualificadores ao Oscar, e recebeu mais de 50 prêmios, entre eles o Grande Otelo e o Prêmio Brasil de Cinema Infantil.
Fotos: Divulgação
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás