Comediante Eri Johnson encerra a programação do 19º TeNpo neste domingo

A Mostra de Teatro Nacional de Porangatu se iniciou no dia 4 de abril, com cinco oficinas e 12 espetáculos de dança, teatro e circo encenados em pontos diversos da cidade

Oito espetáculos de teatro e circo ocupam centro e bairro de Porangatu, nos dois últimos dias da 19ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo 2024). Com programação gratuita, no final de semana, o festival programa trabalhos cênicos que provocam a reflexão e o riso, encerrando as atividades com o comediante Eri Johnson, no domingo, às 20 horas, no Teatro Tatersal.

O TeNpo é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A iniciativa tem correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), e parceria do Sesc Goiás, da Secretaria da Retomada, Prefeitura de Porangatu, Goiás Social e Academia Viking Cross.

Em um mundo onde cores ganham vida, acompanhamos a trajetória do Camaleão, uma criatura especial que possui o poder de se transformar em qualquer cor. No entanto, essa habilidade o deixa em conflito constante, questionando seu próprio ser. Junto com os amigos, a Coelhinha e o Curió, ele trilha uma jornada mágica e repleta de aprendizados, dança, música e reflexão. Esta é a narrativa que conduz o espetáculo “Camaleão: quem sou eu?”, encenado pela Du Caixote Cia de Teatro (GO), às 14 horas, neste sábado (6/4), na Praça Ângelo Rosa de Moura, no Centro de Porangatu.

A Cia Pé De Cana (SP) segue pelos bairros da cidade com “Circo de Doisdo”, encenado pelos palhaços Capivara e Fiofó. A trupe encontra seu público, neste sábado, às 16h30, na Praça Dieggo Navarro Rua dos Corais, Setor Residencial Amazonas. No comando de um picadeiro improvisado, a dupla performa números de acrobacia, malabares dançante e apresenta uma “besta fera selvagem”. Criada em 2013, em Iracemápolis (SP), pelos artistas Denis Menezes e Hugo Delariva, a Cia Pé De Cana pesquisa a arte circense na rua e o seu acesso democratizado, sem distinção de classe social, credo, etnia. No domingo (7/4), o grupo fará duas apresentações: a primeira, às 9h, na Feira Coberta de Porangatu; e a segunda, às 16h30, na Praça Altino Maia, no Setor Jardim Brasília.

Um dos espetáculos mais enigmáticos do TeNpo, numa sala escura com um feixe de luz, “Espécie” instala intimidade compartilhada, um mergulho profundo às camadas da memória coletiva, às 19h30, no Teatro do Centro Cultural de Porangatu. Com o intérperte Rodrigo Cunha, “Espécie” é a performatização de um devir-animal através de um corpo em estados contínuos de metamorfose e transubstanciação; um convite íntimo intransferível à imersão na escuridão silenciosa de um passado oceânico. A classificação indicativa é para pessoas maiores de 14 anos.

Para fechar o programa do sábado, o público está convidado a conhecer a comédia “Amor por anexins”, que conta a história de Isaías, um senhor que está louco para casar com Inês, viúva e costureira por profissão. Ele escreve cartas para ela contando suas intenções e espera ansioso por uma resposta. No Teatro Tatersal, às 21 horas, o espetáculo do Grupo de Teatro Guará (GO) é desenvolvido por meio de um elaborado jogo de palavras, gestos e ditados populares.

Domingo

A proposta de “Feira de Espiar” é estruturada com nove espetáculos de Teatro Lambe-lambe sendo apresentados simultaneamente. O público é convidado a espiar histórias em miniatura através de pequenas janelas, em frente ao Teatro do Centro Cultural de Porangatu, às 14 horas. Cada Teatro Lambe-lambe reserva uma surpresa especial, oferecendo uma experiência sensorial e emocionante que reflete uma variedade de temas: a guerra, a vida, o clima, o destino, até questões cotidianas.

O Grupo de Teatro Arte & Fatos (GO) está de volta à Mostra de Teatro Nacional de Porangatu com “Os Avessos”, adaptação do conto “Sorôco, Sua Mãe, Sua Filha”, de João Guimarães Rosa. A narrativa é feita a partir das lembranças de um espectador tão presente quanto a própria estória, no momento da despedida de uma família que não mais se sustenta na sanidade do mundo. Então, Sorôco leva a Mãe e a Filha numa jornada sem volta, rumo ao hospício de Barbacena – MG, rumo ao nunca mais. O público pode acompanhar esta jornada do Grupo de Teatro Arte & Fatos, às 18h30, no Teatro do Centro Cultural de Porangatu.

Encerramento

A comédia “Em Eri Pinta Johnson Borda” sobe ao palco do 19ª TeNpo na condução de Eri Johnson, às 20 horas, no Teatro Tatersal. O ator mistura histórias reais com fictícias e relembra alguns dos seus personagens, como por exemplo, o Gay Lulu da novela Barriga de Aluguel. O repertório de bobagens engraçadas inclui ainda o Gaguinho desempregado, Os Bêbados, o Casado, o Carioca poliglota, o Namorado iniciante, o Dançarino e o quase protagonista ¨Feio da Turma¨. Para quem gosta de imitações, Eri Johnson evoca a presença de Romário, Evandro Mesquita, Caetano Veloso, Ney Latorraca, Alexandre Frota, Marília Pêra, Roberto Carlos, presidente Lula, entre outras personalidades interpretadas pelo comediante.

Confira aqui a programação completa do final de semana no 19º TeNpo – Mostra Teatro Nacional de Porangatu

06/4 (sábado)

14h_Espetáculo: “Camaleão: quem sou eu?”− Du Caixote Cia de Teatro (GO)

Local: Teatro do Centro Cultural De Porangatu − Praça Ângelo Rosa de Moura, Centro

Classificação indicativa: Livre

16h30_ Espetáculo Itinerante: “Circo de Doisdo”− Cia Pé de Cana (SP)

Local: Praça Dieggo Navarro Rua dos Corais, Setor Residencial Amazonas

Classificação indicativa: Livre

19h30_ Espetáculo: Espécie – Intérprete: Rodrigo Cunha (GO)

Local: Teatro do Centro Cultural De Porangatu – Praça Ângelo Rosa de Moura – Centro

Classificação indicativa: 14 anos

21h_ Espetáculo: “Amor por Anexins” − Grupo de Teatro Guará (GO)

Local: Teatro Tatersal − Av. Belém Brasília esq. com Rua 01, Setor Vila Rosa (Orla da Lagoa Grande)

Classificação indicativa: Livre

07/4 (domingo)

9h_ Espetáculo Itinerante: “Circo de Doisdo”− Cia Pé de Cana (SP)

Local: Feira Coberta de Porangatu − Avenida Goiás, 88.

Classificação indicativa: Livre

14h_ Espetáculo: “Feira de Espiar” − Teatro Lambe-Lambe (GO)

Local: em frente ao Teatro do Centro Cultural De Porangatu − Praça Ângelo Rosa de Moura, Centro

Classificação indicativa: Livre

16h30_ Espetáculo Itinerante: “Circo de Doisdo”− Cia Pé de Cana (SP)

Local: Praça Altino Maia − Avenida Florianópolis esq./com a Avenida Goiás, Setor Jardim Brasília

Classificação indicativa: Livre

18h30_Espetáculo: “Os Avessos”− Grupo de Teatro Arte & Fatos (GO)

Local: Teatro do Centro Cultural De Porangatu − Praça Ângelo Rosa de Moura, Centro

Classificação indicativa: 14 anos

20h_ Espetáculo Nacional: “Eri pinta Johnson borda”– Intérprete: Eri Johnson (RJ)

Local: Teatro Tatersal − Av. Belém Brasília esq. com Rua 01, Setor Vila Rosa (Orla da Lagoa Grande)

Classificação indicativa: 12 anos

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo