Cinema espanhol na tela do Cine Cultura


O Cine Cultura exibe, a partir desta quarta-feira, 2/11, a Mostra de Cinema Atual Espanhol 2016, composta por filmes que retratam a riqueza da diversidade da sétima arte espanhola. A mostra tem entrada gratuita e fica em cartaz até domingo, dia 6. O cinema é uma unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), e funciona no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica. O evento é uma realização do Escritório Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil, em conjunto com a Sociedade Cultural Brasil-Espanha e o Instituto Cervantes.

A programação traz cinco longas premiados em importantes festivais na Espanha e no mundo. Os títulos destacam os inúmeros pontos em comum com o Brasil, bem como o estreito vínculo cultural entre os dois países. As produções mostram diferentes regiões, épocas e sociedade da Espanha.

O filme Ártico, de Gabriel Velázquez, traz as artimanhas de dois jovens “trambiqueiros” que se acham Robin Hood. Além dos costumeiros roubos e truques que cometem, cada um deseja o que não tem. Simón quer ser livre. Está farto de viver rodeado de sua grande família de feirantes, incluindo sua mulher e seu filho. Jota não quer seguir sozinho e o seu único desejo é fazer seu ninho e ter sua própria família. Enquanto isso, cada dia que se juntam, pensam que não têm nada a perder. Classificação: 16 anos.

Já no roteiro de Flores, dirigido por José Mari Goenaga e Jon Garaño, o público irá acompanhar a história de uma mulher descontente com a vida, que começa a receber flores toda a semana de um remetente anônimo. O longa foi vencedor dos prêmios Goya, de Melhor Filme e Melhor Música Original. Classificação: 7 anos.

O longa Todos Estão Mortos é um drama, em que uma mãe participa de um ritual na Noite de Todos os Mortos e ressuscita o filho morto há anos. A produção ganhou os prêmios de melhor filme, fotografia, música e prêmio do Júri Jovem no Festival Cinespagna Toulouse 2014. Classificação: 12 anos.

Linda Juventude, de Jaime Rosales, é uma produção franco-espanhola, em que um casal de jovens em dificuldade participa de um filme pornográfico e tem a vida transformada após o nascimento da primeira filha. O título recebeu Menção Honrosa no Festival de Cannes, em 2014. Classificação: 16 anos.

Vencedor de 10 títulos do Prêmio Goya 2014, entre eles melhor filme e direção, a obra Pecados Antigos, de Alberto Rodríguez, conta a história de uma dupla de detetives em busca de adolescentes desaparecidos em uma pequena cidade, em meio a uma rede de tráfico de drogas. Classificação: 16 anos.

 

Confira a programação da mostra:

 

DIA 2/11

18h30 – Pecados Antigos, direção de Alberto Rodríguez

20h30 – Todos Estão Mortos, de Beatriz Sanchís

 

DIA 3/11

18h30 – Linda Juventude, de Jaime Rosales

20h30 – Flores, direção de José Mari Goenaga e Jon Garaño

 

DIA 4/11

18h30 – Ártico, direção de Gabriel Velázquez

20h30 – Pecados Antigos, de Alberto Rodríguez

 

DIA 5/11

17h30 –  Todos Estão Mortos, direção de Beatriz Sanchís

19h30 – Linda Juventude, direção de Jaime Rosales

 

DIA 6/11

17h30 – Flores, direção de José Mari Goenaga e Jon Garaño

19h30 – Ártico, direção de Gabriel Velázquez

 

SERVIÇO:

Mostra de Cinema Atual Espanhol 2016
Data: De 2 a 6/11
Local: Cine Cultura – (Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica)

Entrada gratuita

Contato: (62) 3201-4670

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo