Centro Cultural Octo Marques inaugura duas exposições individuais nesta quinta-feira (16/05)

Divino Sobral assina curadoria das mostras simultâneas da artista visual Raquel Rocha e de  Walter Pimentel, que estão montadas na galeria Sebastião dos Reis e reúnem, juntas, mais de 20 obras

A galeria Sebastião dos Reis, no Centro Cultural Octo Marques, inaugura, às 19h desta quinta-feira (16/05), as exposições simultâneas “As Matriarcas”, da artista visual Raquel Rocha; e “Carnação”, de Walter Pimentel. Ambas são individuais e possuem curadoria do crítico de arte Divino Sobral.

“As Matriarcas” reúne 12 obras desenvolvidas por Raquel Rocha entre 2022 e 2024 e tem como propósito enaltecer e cultuar a força e o empoderamento das Mães de Santos. A artista, também candomblecista iniciada há sete anos, expressa com seu trabalho artístico a importância das matriarcas do Candomblé na manutenção histórica cultural dos negros no Brasil.

“O culto aos Orixás só existe pela fé e determinação das Mães de Santo. Elas são as fundadoras das primeiras casas de candomblé no Brasil. Por meio das sabedorias dos ritos e orientações, elas promoveram não só a manutenção do culto, mas possibilitaram a alforria de muitos escravizados, contribuíram com a manutenção e sobrevivência dos quilombos”, destaca a artista visual. Esta exposição é uma realização do Orum Aiyê Quilombo Cultural.

“Carnação”, de Walter Pimentel, apresenta 11 pinturas de diferentes formatos datadas entre 2023 e 2024, realizadas em óleo sobre tela. Esta é a primeira individual do jovem artista goiano, que em 2022 recebeu os prêmios de aquisições do 19º Salão Nacional de Arte de Jataí e do 3º Salão Nacional de Pequenos Formatos do Museu de Arte de Britânia.

A palavra carnação, que dá título à exposição, faz referência à técnica acadêmica que simula a representação da pele humana em pinturas tradicionais e mesmo em obras sacras tridimensionais. Na pintura de Walter Pimentel, a carnação busca configurar a carne da própria pintura, que dá vida às figuras animadas por intensas pinceladas e por depósitos de massas espessas de tintas. São retratos, cenas com crianças, grupos de mulheres, imagens de festas e de obituários, que ao serem refeitas na pintura, passam de imagens para figuras, adquirindo vida independente da fotografia.

“Carnação” fica em cartaz até o dia 30 de junho e “As Matriarcas” até 13 de julho. O Centro Cultural Octo Marques, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita e o espaço é petfriendly.

Serviço

Inauguração das exposições “Carnação” e “As Matriarcas”

Data: quinta-feira (16/05/24)

Horário: 19h

Local: Centro Cultural Octo Marques

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo