CANTO DA PRIMAVERA Experimentalismo, blues e choro agitam noite de sexta


Reportagem: Clenon Ferreira / Fotos: Flavio Isaac

Música experimental apoiada a sintetizadores, piano, saxofone e barulhos do atrito de garfos em pratos de cerâmica. Chorinhos especiais em releituras de grandes mestres da música brasileira, a exemplo de Paulinho da Viola e Tom Jobim. Covers de grandes sucessos da música internacional. Rock, blues e soul numa mesma apresentação. A sexta-feira de Canto da Primavera 2015 foi animada e fez com que pessoas de diferentes idades se amontoassem na frente e nas laterais do Teatro Sebastião Pompeu de Pina e do Cine Teatro Pireneus para acompanhar mais uma maratona de shows.

De Brasília, o casal Carlos Henrique Queiroz, 39, e Manuela Junqueira, 37, souberam do Canto e saíram depois do trabalho para acompanhar a programação do final de semana. Ainda conseguiram pegar os três últimos shows da noite e, de quebra, vão passar o domingão em alguma das cachoeiras que rodeiam o município. “Acompanhar uma mostra de música de perto e poder conhecer várias bandas de Goiás é uma oportunidade, ainda mais em um cenário tão bonito igual Pirenópolis”, conta Queiroz.

Passaram pela noite de sexta seis shows de diferentes gêneros e formatos: mistos de flauta transversal, clarineta, trompa, oboé e fagode com o 5Teto Goyania; universos sonoros entre o jazz, a música clássica, a poesia e o experimentalismo do Grupo Vertigo de Música Contemporânea e do Assum Trio; Pop e rock, música pop em covers de Carine Duarte; festejo entre maracatu, baião e samba do TônZera; e por fim o bom e velho blues da banda TNY. 

Para seu Heitor Figueiredo, 62, é necessário que mais eventos privilegiem artistas de Goiás. “Desde quarta-feira que eu tenho conhecido vários grupos que não fazia ideia que existia no Estado. E são diferentes estilos que mesmo assim se assemelham. Festivais como este ajudam as pessoas a se informarem sobre a produção musical expressiva da região”, salienta. Já para a pirenolina Maria Eleonora Ribeiro, 28, ocupar os espaços culturais da cidade é uma das formas mais significativas de reiterar cultura em Pirenópolis. “Os espaços da cidade devem ser ocupados, ainda mais dois belos e históricos edifícios como estes.”

A programação do Canto da Primavera 2015 se estende até amanhã, 13 de dezembro, com shows intercalados entre o Teatro Sebastião Pompeu de Pina, Cine Teatro Pireneus e seu entroncamento. Durante todo o final de semana, apresentações musicais gratuitas, passeios turísticos e roteiros gastronômicos fazem do cotidiano de Pirenópolis. Toda a programação pode ser conferida aqui.

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo