Beth Fernandes lança livro “Filhos da Mãe: órfãos do Feminicídio” nesta segunda-feira (05/08), na Vila Cultural Cora Coralina

Exemplar reúne relatos que ilustram a teoria sobre as dores da violência doméstica e do feminicídio em Goiânia, em especial aos filhos, que se tornam órfãos

Beth Fernandes, presidente da Ong Astral e do Fórum de Transsexuais de Goiás

A psicóloga mestre em Saúde Mental Beth Fernandes, lança seu livro “Filhos da Mãe: órfãos do Feminicídio”, às 17h desta segunda-feira (05/08), na Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher (Conem) e do Conselho Municipal da Mulher (CMDM) por mais de 12 anos, com esta publicação Beth de despede de seu trabalho nestes conselhos, que se baseia nas narrativas de dores de filhos (as) que perderam suas mães pela violência do feminicídio.

A metodologia adotada  na edição é a qualitativa, com descrição da narrativa de vida das pessoas vítimas de violência. O livro reúne “relatos” narrativos que ilustram a teoria sobre as dores da violência doméstica e do feminicídio em Goiânia e a luta por um atendimento humanizado às mulheres e toda a família, em especial aos filhos, que se tornam órfãos.

De acordo com a autora, o título ‘Órfãos do feminicídio’ remete aos pesos que os seres inocentes carregam nesta violência, e ‘Filhos da mãe’, traz o peso que a vítima carrega por ser mulher. De forma que, ao unir “Filhos da mãe: órfãos de feminicídio”, busca-se rever as dores de quem fica. “Com o feminicídio morrem mulheres: morrem mães, morrem filhas, morrem avós. A violência à mulher que é mãe ultrapassa o muro pessoal e vai ao contexto familiar e social.

“A violência contra a mulher que é mãe ultrapassa o muro pessoal e vai ao contexto familiar e social. Essa violência causa uma ruptura social para além do contexto familiar, e demonstra uma sociedade adoecendo. Não temos apenas uma só vítima, temos um contexto familiar sofrendo com a violência doméstica e vários lutos com o feminicídio – morre a esposa, a mãe, a filha e morre também o símbolo das mulheres e seus arquétipos sociais”, ressalta Beth Fernandes.

“Filhos da Mãe: órfãos do Feminicídio” é uma publicação da editora Alta Performance. O livro possui 100 páginas e será vendido a R$ 35,00 durante o lançamento.

Sobre a autora

Presidente da Ong Astral e do Fórum de Transsexuais de Goiás, Beth Fernandes foi a primeira trans eleita para presidir o Conselho Municipal de Direitos da Mulher. A psicóloga escreveu diversos livros relacionados às pesquisas voltadas à população LGBT, como “Orientação Sexual e Identidades de Gênero: Repensando Conceitos” (2015, Engegraf Gráfica e Editora) e “Tráfico de Pessoas e Mobilidade Urbana” (2018, Correio do Livro UnB).

Serviço

Lançamento: Livro “Filhos da Mãe: órfãos do Feminicídio” – Beth Fernandes

Data: Segunda-feira (05/08)

Horário: 17h

Local: Vila Cultural Cora Coralina (R. 3, s/n – St. Central, Goiânia)

Entrada gratuita

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo