Governo de Goiás entrega restauração da Igreja São João Batista, no antigo arraial do Ferreiro

Templo foi erguido em 1761, na antiga capital do estado, e é tombado como Patrimônio Histórico desde 1953. Obras tiveram investimentos de R$ 2,2 milhões dos cofres estaduais

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), entregou nesta segunda-feira (02/12), as obras de restauração da Igreja São João Batista, no antigo Arraial do Ferreiro, na cidade de Goiás, construído em 1761. O restauro, que contou com investimento de R$ 2,2 milhões do Tesouro Estadual, faz parte do projeto “Fé, Religiosidade e Devoção”, da Secult, que investe na preservação de igrejas históricas em todo o Estado.

Os serviços de reparo tiveram início em julho de 2023 e duraram 16 meses. Foram realizados trabalhos na edificação que incluíram restauração do altar-mor, forros, pisos, revisão da cobertura e dos sistemas elétricos, acessibilidade, arqueologia, dentre outras intervenções necessárias.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ressaltou a importância da entrega do restauro da Igreja São João Batista acontecer no mesmo dia em que a cidade de Goiás recebe uma edição do evento Goiás Social, que reúne serviços e atendimentos gratuitos de diversas pastas estaduais para a população. “Como sempre falo, a cultura também é social. Esse patrimônio que estamos entregando é mais que um templo religioso, pois através dessa construção histórica, preservamos a nossa cultura, contamos a nossa história e, principalmente, deixamos aflorar o sentimento de pertencimento de todos nós, a população goiana”, destacou Yara Nunes.

A titular pontuou também que o tipo de serviço realizados na Igreja São João Batista foi pensado para, além de salvar a estrutura, evitar que este patrimônio se deteriore em curto ou médio prazo. “Todo o investimento que foi feito aqui pelo Governo de Goiás, todos os projetos que foram executados, foi para preservação e manutenção desta igreja. […] para garantir que não aconteça aqui nos próximos dez anos, o que aconteceu nos dez anos anteriores. Problemas de goteira, infiltração, que colocam a igreja em situação de risco de cair, com certeza não vão acontecer. Foi feita uma obra de verdade”, concluiu.

Segundo a superintendente de Patrimônio Histórico e Cultural da Secult Goiás, Bruna Arruda, o trabalho de restauro foi detalhista. “Por exemplo, para o restauro dos altares, tanto o principal como os laterais, fizemos um serviço minucioso, buscamos pelas cores originais para recuperar todas as peças da igreja, para entregar ela o mais próximo do original possível”, detalhou Bruna Arruda.

Pároco da Igreja São João Batista, Padre Augusto César Silva Pereira, afirmou que o sentimento é de felicidade para a comunidade do Ferreiro, distrito onde a paróquia está construída. “É de suma importância reabrir esta igreja após um processo de restauro, pois é muito visitada, até porque aqui é o caminho de Cora, muitos passam por aqui, adentram este espaço de fé. É dia de alegria, é dia de celebração. Foi revitalizado o patrimônio, primeiro da cultura, da fé”, frisou.

Histórico

A Igreja São João Batista foi construída em 1761, pelo tenente José Gomes, com taipa de pilão e telhado em telha de barro canal, sendo a segunda capela a ser erguida na província, após a Matriz de Sant’Ana, na cidade de Goiás. O templo foi tombado como Patrimônio Histórico em 1953 e representa um marco na história e na fé da região. A capela localiza-se no antigo Arraial do Ferreiro, zona rural, distante aproximadamente 10 km da cidade de Goiás, e é datada da segunda metade do século XVIII.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo