Escola de Artes Visuais
A unidade
A Escola de Artes Visuais (EAV) é o centro de formação de artistas plásticos da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). Trata-se de uma das poucas escolas públicas da área de artes no Centro-Oeste. Os artistas plásticos da cidade ministravam oficinas artísticas no MAC. Esses artistas-professores, percebendo a grande demanda, pensaram logo em colocar em prática um velho sonho: criar uma escola pública de arte que primasse pela qualidade de seu ensino.
Assim, o local das antigas instalações do Restaurante do Centro de Tradições Goianas, no Edifício Parthenon Center, recebeu, em 1991, uma reforma para ganhar nova feição, sob a responsabilidade de Aguinaldo Coelho.
A Escola de Artes Visuais foi fundada pelo Decreto Lei nº 11.685, de 03 de abril de 1992. A inauguração do espaço ocorreu no final desse mesmo ano, com a exposição de Dinéia Dutra, que foi homenageada com nome de sala na própria escola.
Com a ajuda de alunos e professores, a escola foi crescendo. Leonan Fleury foi o segundo diretor. Esteve à frente da unidade por curto período, apenas realizou as primeiras contratações. Logo que saiu, Maria Tereza assumiu a direção da escola, em 1993.
Desde a fundação, é cobrada uma taxa simbólica dos alunos, e os valores arrecadados são revertidos para a unidade.
Importância Sociocultural
Uma das poucas instituições públicas de ensino de arte contemporânea no Estado, a Escola de Artes Visuais é um espaço de trabalho e ensino que, por meio da criatividade e da liberdade, busca o despertar do aluno para a arte.