Fica participa de Encontro Internacional de Territórios e Saberes em Paraty

Serão exibidos 12 filmes premiados na 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental realizado em junho na cidade de Goiás

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) vai cair na estrada para participar do 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes (EITS) que será realizado entre os dias 9 e 15 de setembro, em Paraty, no litoral Sul do Rio de Janeiro. A iniciativa visa ampliar conexões e parceiros para o evento goiano que tem pautado diversas discussões na área do audiovisual e de meio ambiente em todo o país.

“O Fica chama a atenção de todo o mundo pelos debates ambientais e aceitamos esse convite de ampliar nossa atuação e fortalecer nossas conexões. Além de levar o cinema goiano e a diversidade do festival para o Rio de Janeiro, também vamos contribuir nas discussões para pensar o desenvolvimento sustentável do Brasil”, explica Yara Nunes, secretária de Estado da Cultura.

Assim como aconteceu na 25ª edição do Fica, realizada entre os dias 11 e 16 de junho na cidade de Goiás, o EITS também visa promover o desenvolvimento sustentável e quer posicionar as comunidades e povos tradicionais no centro das discussões climáticas globais, especialmente com vistas à COP 30, que será realizada no Brasil em 2025. A participação do festival goiano no evento é uma parceria com a prospecção da Fiocruz Cerrados.

Durante o encontro em Paraty, serão exibidos 12 filmes premiados na 25ª edição do Fica entre os dias 11 e 12 de setembro, em uma sala de cinema que será criada especialmente para essa mostra. Também haverá um stand para que participantes e turistas possam conhecer mais sobre o festival goiano.

Além dos filmes premiados no Fica, também haverá uma sessão especial da Mostra Fiocruz, que já integra o festival goiano e que vai exibir 10 filmes de unidades da Fiocruz com abordagem em saúde, ambiente e sustentabilidade. As exibições de cinema serão realizadas no Espaço Caiçara, que fica no Trevo Clube,  em Paraty. A entrada é gratuita.

Para o coordenador de Saúde e Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde e do projeto Prospecção Fiocruz Cerrados, Guilherme Franco Netto, a participação do Fica no evento caiçara se deve pela característica das duas iniciativas que possuem uma grande convergência de temas. “São temáticas voltadas para a consciência ecológica, para pensar o futuro do planeta e as possibilidades que temos de fazer com que a cultura produzida por meio do audiovisual possa ser disseminada de forma ainda mais ampla em nível nacional e internacional. Esse é um momento importante que trará resultados, inclusive fortalecendo a cooperação em construção entre a Fiocruz e a Universidade Federal de Goiás, e que visa o fortalecimento, a promoção e a defesa da sociobiodiversidade dos Cerrados”.

Discussões

O encontro vai reunir 140 palestrantes nacionais e internacionais e cerca de 70 representantes de povos e comunidades tradicionais da América Latina e da África, além de trazer conferências, mesas de debate, oficinas, vivências e visitas de campo. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Estadual Paulista (UNESP), o Colégio Pedro II (CPII) e o Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT).

Também participam da construção do evento organizações como a Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras (CNCTC), a Coordenação Nacional de Comunidades Negras e Rurais Quilombolas (CONAQ) e a Comissão Guarani Yvyrupá (CGY), principal organização de representação dos Povos Guarani no Sul e Sudeste do Brasil. Todas as atividades do encontro são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo site www.territoriosesaberes.org.

Serviço

Fica no 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

Data: 11 e 12 de setembro de 2024

Local: Trevo Clube

Endereço: Rodovia Paraty-Cunha,694 – Pontal, Paraty – RJ

Entrada gratuita

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo