Secult Goiás conclui revitalização da Escola de Artes Visuais

Espaço foi completamente modernizado com melhorias em toda sua estrutura interna e externa, inclusive mobiliário. Unidade reabre a partir de setembro, com novo curso de gravura para alunos

Uma das poucas instituições públicas de ensino de arte contemporânea no Estado, a Escola de Artes Visuais (EAV), unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), está totalmente revitalizada e reabrirá as portas já em setembro, para um de seus tradicionais cursos. Situado no Centro Cultural Octo Marques, no Edifício Parthenon Center, Centro de Goiânia, o espaço foi fechado temporariamente em abril deste ano e recebeu melhorias em toda a sua estrutura.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, além da revitalização e modernização históricas da Escola de Artes Visuais, criada em 1992, a Secult Goiás prepara uma portaria destinada a movimentar a programação da unidade. “Por meio desta portaria, artistas que pretendam expor nas galerias do Estado, seja no Centro Cultural Octo Marques ou na Vila Cultural Cora Coralina, poderão ser isentos da taxa administrativa caso proponham, como contra partida, a realização de oficinas artísticas gratuitas na EAV”, adianta a titular.

Dentre as benfeitorias realizadas na EAV estão: colocação de piso cerâmico na reserva técnica e na reserva técnica artística; pintura com resina no piso do salão da Escola – que também recebeu decoração artística nas paredes internas, com obras do acervo da EAV e de doações de servidores e outros artistas; placas com nomes das salas, pintura das paredes internas e do piso de toda a parte externa; colocação de forro em PVC nas salas de reserva técnica artística, reserva técnica literária e administração da EAV; restauração da iluminação do salão da Escola e substituição das luminárias nas salas cobertas com forro de PVC e na sala da reserva técnica; colocação de iluminação; pintura em depósitos na área externa da EAV; e restauração de todos os móveis em madeira – mesas e cadeiras (reforçados, lixados e envernizados). 

O próximo curso da EAV será ministrado pelo artista goiano e professor de Artes Antunis de Araújo Arantes, pintor, escultor e gravador, que trabalha também com objetos e colagens. O artista está elaborando os últimos detalhes da oficina, como número de vagas, inscrições, dias e horários das aulas, que em breve serão divulgados.

Sobre a EAV

A Escola de Artes Visuais é o centro de formação de artistas plásticos da Secretaria de Estado da Cultura. Trata-se de uma das poucas escolas públicas da área de artes no Centro-Oeste. Os artistas plásticos da cidade ministravam oficinas artísticas no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Esses artistas-professores, percebendo a grande demanda, pensaram logo em colocar em prática um velho sonho: criar uma escola pública de arte que primasse pela qualidade de seu ensino.

Assim, o local das antigas instalações do Restaurante do Centro de Tradições Goianas, no Edifício Parthenon Center, recebeu, em 1991, uma reforma para ganhar nova feição.

A Escola de Artes Visuais foi fundada pelo Decreto Lei nº 11.685, de 03 de abril de 1992. A inauguração do espaço ocorreu no final desse mesmo ano, com a exposição de Dinéia Dutra, que foi homenageada com nome de sala na própria escola.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo