Acessibilidade cultural é tema de ação formativa da PNAB Goiás 2024

O primeiro encontro trouxe a professora carioca Patrícia Dorneles para falar sobre acessibilidade cultural com o objetivo de potencializar os projetos culturais goianos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, realizou a primeira palestra formativa destinada a orientar sobre temas da produção cultural com atenção para os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab) nesta quinta-feira (15). O primeiro encontro trouxe a professora carioca Patrícia Dorneles para falar sobre acessibilidade cultural.

Patrícia é professora associada do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ, sendo docente das disciplinas de Acessibilidade Cultural e Terapia Ocupacional e Educação Popular e Saúde. Atualmente, ela é coordenadora do I Curso de Pós-Graduação em Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência com o apoio do Ministério da Cultura, e explicou que ainda estamos distantes do ideal de acessibilidade.

“Mas políticas como a Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc são estratégicas na formação de público com deficiência para o consumo dos produtos culturais e também para a formação de equipe capacitada e com um olhar profundo sobre acessibilidade, uma vez que também podem ser pessoas com deficiência e com um vasto conhecimento sobre acesso aos bens culturais a partir da própria experiência cotidiana”, pontuou a palestrante.

Para Yara Nunes, a experiência das palestras servem para que a os gestores e produtores culturais possam caminhar juntos na profissionalização desse recurso de acessibilidade. “A cultura precisa ser acessível e democrática, mas não basta apenas exigir isso. Precisamos oportunizar caminhos de aprendizagem e reflexão sobre como fazer isso. O Governo de Goiás deseja estar do lado do artista, amparando para novas ideias e formas de fazer com que a cultura chegue a todas as pessoas”, pontuou a titular da Secult Goiás.

A palestra trouxe um histórico das discussões em torno de acessibilidade e cultura e a implementação de ações que miram para novos cenários de inclusão. Além daqueles que acompanharam presencialmente, os produtores e fazedores de arte também puderam acompanhar a agenda pelo Youtube.

“Que oportunidade maravilhosa! Obrigado Secult, por lembrar de nós do interior. Agradecido pela transmissão ao vivo de um tema tão importante para maior inclusão e democratização da nossa cultura”, comentou Geraldo Fleury, que acompanhou a live.

Assista a palestra na íntegra:
https://www.youtube.com/live/6bTmMjhS424

Acesse a apresentação de slide Acessibilidade Cultural por Patrícia Dornelles (RJ) no link: https://drive.google.com/file/d/1QeEcTE9z7IewBK4i5a0tY4kL6YAQi3tc/view?usp=sharing

Participe das próximas agendas!

21 de agosto
Palestra “Como pensar um sistema de divulgação e comunicação em projetos culturais?” com Diana De Rose (RJ))
Local: Vila Cultural Cora Coralina
Horário: 18h
Inscrições: https://forms.gle/NQ1d2iwXA27QtCmh8

23 de agosto
Palestra “Aprovei o projeto e agora? Caminhos para uma boa gestão de projetos” com João Fernandes (AM)
Local: Vila Cultural Cora Coralina
Horário: 18h
Inscrições: https://forms.gle/rhg2F6bhjbzK7unj7

28 de agosto
Palestra “Educação e letramento para as relações étnico-raciais” com Munyque Ribeiro (GO)
Local: Vila Cultural Cora Coralina
Horário: 18h
Inscrições: https://forms.gle/3ooPRMKoiVHkocMu6

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo