Secretária de Estado da Cultura de Goiás é homenageada pela Assembleia Legislativa

À frente da Secult Goiás há um ano e meio, Yara Nunes representou o governador Ronaldo Caiado e também foi uma das agraciadas com a Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sessão solene para entrega da Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva na manhã desta segunda-feira (24). A iniciativa, de autoria conjunta dos deputados Bruno Peixoto, Lineu Olímpio e Coronel Adailton, homenageou fazedores da festividade e também a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

A Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva foi instituída pelo parlamento goiano em 2023. Serão concedidas, a partir de 2024, 30 medalhas, anualmente, a pessoas indicadas que participam do Circuito das Cavalhadas realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), além de participantes do poder público municipal e da União.

A secretária Yara Nunes lembrou o apoio do Governo de Goiás ainda durante a pandemia de Covid-19, em que mesmo sem a possibilidade de realizar as Cavalhadas presencialmente, em 2021, foram destinados recursos aos municípios para melhorias na estrutura e vestimentas, para que, em 2022, o circuito retornasse com mais cidades. “A partir do momento em que o Governador Ronaldo Caiado me confiou a pasta, nós conseguimos mudar o formato em que as Cavalhadas estão sendo realizadas para facilitar para as prefeituras e para todos aqueles que participam do Circuito das Cavalhadas. Hoje, aqui, eu posso falar com muita segurança que, enfim, nós temos, sim, verdadeiramente, um circuito que acontece em todo o Estado, hoje, em 15 municípios e que, com certeza, é o maior circuito cultural que nós temos no Brasil”, ressaltou a titular.

Além do governador e da secretária de Cultura do Estado de Goiás, foram agraciados com a distinção o presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto; o secretário de Estado da Retomada, César Moura; o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Jaraguá, padre Edmilson Luiz; o rei mouro da cidade de Corumbá de Goiás, José Quirino Gouveia de Morais; o soldado cristão da cidade de Pirenópolis, Pedro Henrique Jayme, dentre outros integrantes dos municípios que realizam as Cavalhadas.

César Moura, ex-secretário de Estado Cultura e atualmente titular da Secretaria da Retomada, ressaltou a importância de todos os envolvidos na realização das Cavalhadas nos municípios e o engajamento da equipe do Governo de Goiás, por meio da Secult, para que a cada ano, o circuito inclua mais cidades e se estruture melhor, com repasse dos recursos estaduais em tempo hábil para as prefeituras. “Eu acompanhei, quando estive à frente da Secult, as pessoas são abnegadas, trabalham por essa festa realmente pela paixão e é uma forma importante de valorizar esse trabalho. A comenda é uma forma de homenagear vocês, que todos os dias trabalham pelas Cavalhadas”, afirmou.

O presidente da Alego, Bruno Peixoto, relembrou em sua fala o momento em que surgiu a ideia de criação da Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva, durante o lançamento do Circuito de 2023, no Palácio das Esmeraldas, em diálogo com os deputados Lineu Olímpio e Coronel Adailton. “Lineu [Olímpio] falou, Bruno, essa tradição é tão antiga que, pelos nossos historiadores, Padre Silvestre foi um dos primeiros [a trazer as encenações das Cavalhadas]. O que você acha de fazermos uma comenda?”, recordou o parlamentar, afirmando em seguida que concordou “de pronto”, pois “estes homens e mulheres que mantêm viva a nossa cultura, merecem o reconhecimento do poder legislativo.”

Circuito 2024
O Circuito das Cavalhadas 2024 foi lançado pelo governador Ronaldo Caiado e pela secretária de Cultura no dia 10 de maio, durante a abertura de uma exposição temática sobre os festejos que ficou em cartaz no Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS). A mostra proporcionou ao público goianiense e turistas que visitaram a unidade a oportunidade de conhecer e interagir com os símbolos dos festejos, tradicionais pelo interior do Estado.

A maior edição do Circuito das Cavalhadas segue até outubro, com participação de 15 cidades — duas a mais que em 2023. Em 2024, o investimento do tesouro estadual foi de R$ 4,4 milhões para apoiar as prefeituras na realização dos eventos.

Outra ação para valorizar as Cavalhadas durante a gestão de Yara Nunes é lançamento do fotolivro “Circuito das Cavalhadas”, produzido pela Secult Goiás, com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Idheias. A obra traz um mapa das localidades que realizam os festejos. São 92 páginas com registros fotográficos de cristãos e mouros, princesas e personagens, além de informações e curiosidades. A publicação conta com versão impressa e on-line, disponível no site da pasta (goias.gov.br/cultura), o que democratiza ainda mais o acesso.

Homenagem
A Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva foi proposta pelo deputado Lineu Olimpio e aprovada em maio de 2023. O nome do Padre Silvestre Álvares da Silva presente na honraria se deve pelo fato de, há 200 anos, durante a promulgação da primeira Constituição Brasileira, Goiás ter sido representado pelo religioso, que viajou, a cavalo, durante quatro meses, para participar deste fato histórico. Padre Silvestre Álvares da Silva era um poliglota, o que lhe dava condições de receber as comitivas europeias no sertão de Goiás, dando início às tradições locais, como os primeiros festejos das Cavalhadas.

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo